simbologia-felizmente_ha_luar

1856 palavras 8 páginas
PORTUGUÊS B - 12º ANO
Luís Sttau Monteiro, FELIZMENTE HÁ LUAR

ASPECTOS SIMBÓLICOS

Nesta peça de Luís de Sttau Monteiro, encontramos alguns símbolos que merecem ser descodificados para melhor entendermos o sentido do texto.

A moeda de cinco réis
A moeda de cinco réis que Matilde pede a Rita assume, assim um valor simbólico, teatralmente simbólico. Assinala o reencontro de personagens em busca de História, por um lado, e, por outro, é o penhor de honra que Matilde, emblematicamente, usará ao peito, como “uma medalha”.

Tambor
- símbolo de coacção psicológica nas personagens do povo; - marca a presença das forças opressivas/opressoras; - remete para a destruição operada pela guerra;

Sinos
- cria um ambiente de medo, ameaça e morte;
- símbolo de poder temporal.
- poder de purificação;
- evocação da morte;

Verde (saia)
- regeneração;
- despertar da vida;
- símbolo do poder espiritual;
- comunicação entre o céu e a terra.

- renovação;
- renascimento;
- vida.
O verde é a cor que se associa à renovação anual da natureza. É a cor da esperança, da longevidade e da imortalidade. No dia da execução, Matilde veste uma saia verde, que o marido lhe oferecera em Paris, e explica a razão da escolha desta peça de vestiário (“Foi para o receber que eu vesti a minha saia”). A cor da saia liga-se, então, è esperança do encontro depois da morte ou à crença de que aquele amor é imortal (“Eu não vou contigo, mas verás que é por pouco tempo...”).

Fogo
- destruição; morte...
- purificação;
- clarificação;
- esclarecimento;
- renovação.
A simbologia do fogo associa-se ao sagrado, a algo purificador e regenerador. O seu poder de destruição é interpretado geralmente como meio para o renascimento numa esfera mais elevada.
Assim sendo, podemos aprofundar a interpretação do título da peça. Os alegados conspiradores são condenados à fogueira e esta morte poderá sugerir que a destruição é necessária para que renasçam a força, e a

Relacionados