Simbiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Curso de Especialização em Economia do Meio Ambiente
DISCIPLINA: Sistemas de Gestão Ambiental
Prof. MSc. Adir Airton Parizotto

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO
INTERCONECTIVIDADE E SIMBIOSEINDUSTRIAL

ALUNOS:

CLAUDEMIR DA CRUZ ANDRADE

OLIMPIA VIEIRA DOS SANTOS

ROSA MARIA LIMONI

SHIRLENE CONCEIÇÃO DE JESUS

MARINGÁ
2011

O presente trabalho procura apresentara interconectividade e simbiose industrial, na qual duas empresas diferentes são beneficiadas por esta associação, em que os resíduos produzidos por uma são utilizados como matéria-prima da outra,resultando em ganhos, tanto econômicos, quanto sociais e ambientais.

Dentre o proposto como atividade, identificamos uma empresa industrial e prestadora de serviços na Região de Maringá que geraresíduos que são utilizados por outra empresa na fabricação de outros produtos. A empresa em análise é a Madeireira Sarandi, cuja razão social é Batista Lopes e Cida Ltda, localizada na Rua AntonioVolpato, 2718, em Sarandi – PR. O telefone de contato é (44) 3288-2418 e os sócios proprietários são os senhores Valdenir e Valdemir.

Em termos de fluxograma de produção da madeireira (empresageradora), o ciclo é o seguinte:

- as toras de madeiras são armazenando no pátio para pré secagem;
- em seguida essas toras são serradas;
- os produtos finais dessaatividade são vigas, caibros, tábuas e sarrafos, que são vendidos para diversos fins, principalmente, para uso na construção civil .

No horizonte temporal de um mês é beneficiado aproximadamente200m³ ou 200 toneladas de madeira entre eucalipto, pinos e grevilha. Durante esse processo é gerado cerca de 80 toneladas de resíduos, tais como: pó de serra, cavacos e pedaços de madeira, que sãotriturados e vendidos para a Fábrica de Gelatina Gelita do Brasil LTDA. (empresa receptora), localizada na saída para Astorga, Sn km 09, fone (44) 4009-5559.

A empresa receptora utiliza esses...
tracking img