simbiose

Páginas: 2 (272 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2014
"Somos todos bactérias" Comente a afirmação pautadas em hipóteses já formuladas:

Essa afirmação foi constituída a partir de estudos no qual algumas bactérias evoluíram. Hipóteses foram entãoformuladas, uma, em que as Arquibactérias evoluíram, passando a ter dois ramos, Procarionte e Eucarionte. E outra, é que as Eubactérias evoluíram e passaram a ser Eucarionte. O fato é que se têmcaracterísticas das Arquibactérias e Eubactérias em células Eucariontes. Sendo o mais provável, em que as células eucarióticas se desenvolveram a partir de ancestrais procarióticos.
Muitos suspeitam que asmitocôndrias e os plastídios descendam de bactérias que foram adotadas como Endossimbiontes ou Modelo Endossimbiótico (palavra de raízes no grego, que significa “vivendo dentro junto”) por algumacélula hospedeira ancestral.
Esta é teoria de maior aceitação, proposta por Lynn Margulis, a Teoria Endossimbiótica, sugere que as células eucarióticas seriam o resultado da associação de célulasprocarióticas simbióticas.
A simbiose entre estas células procarióticas teria evoluído para graus de intimidade tais, que algumas células envolveriam outras completamente, embora as primeiras ficassemintactas no interior do hospedeiro. Estas células envolvidas teriam originado os organitos de uma célula eucariótica atual. Segundo Margulis, a célula eucariótica típica teria surgidosequencialmente, em 3 tipos de evolução:

- Proto-eucarionte tornou-se hospedeiro de bactérias aeróbias (Arquibactérias), obtendo mitocôndrias;
- Proto-eucarionte tornou-se hospedeiro de bactérias espiroquetas(Eubactéria), obtendo cílios, flagelos e, mais tarde, outras estruturas com base em microtúbulos como os centríolos e citoesqueleto;
- Proto-eucarionte tornou-se hospedeiro de cianobactérias obtendoplastos.

Um bom exemplo de como esta teoria pode ser correta é a evolução dos cloroplastos em protistas fotossintéticos, que parece resultar de uma série de processos endossimbióticos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Simbiose
  • Simbiose
  • Simbiose
  • Simbiose
  • simbiose
  • simbiose
  • Sinergia e simbióse
  • Simbiose e ambiguidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!