Siemaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Porte da Empresa.
Trata-se de um Sindicato de Trabalhadores. Não é comum essa classificação de “porte”. Mas, se comparar com uma empresa, que tem faturamento, os sindicatos por sua vez têm Receita. A deste sindicato é de aproximadamente R$1.200.000,00 por ano. Então você pode enquadrá-lo como achar melhor.

2) Resumo da Fundação da Empresa

Um sindicato é a associação de pessoasinteressadas. Neste caso, são trabalhadores de um determinado seguimento que se associaram para fundar um sindicato de trabalhadores. Isso ocorreu em 1.995 e passou por um período de registros burocráticos, eleição de diretoria e organização, até começar a funcionar, efetivamente, em 1.998.

3) Objetivo/ função da Empresa

O objetivo deste e de qualquer sindicato é representar uma categoriaprofissional ou classe econômica. Classe Econômica é o lado empresarial, ou seja, existe sindicato patronal, cujo objetivo é representar as empresas de um determinado ramo de atividade. Categoria Profissional é um conjunto de trabalhadores, empregados em um determinado tipo de empresa ou um seguimento profissional específico. Por exemplo: “Metalúrgicos”: são os empregados de empresas metalúrgicas como aBosch. No caso deste Sindicato, ele representa os trabalhadores empregados de empresas prestadoras de serviços de asseio e conservação. Portanto, o objetivo deste sindicato é representar os trabalhadores de empresas de asseio e conservação, defender os seus interesses e organiza-los em negociações coletivas que visam melhorias salariais, ambientais e sociais, além de prestar assistência jurídica eoutras destinadas aos associados, seja individual ou coletivamente.

4) Comunicação Empresarial
Descrever o modo de operação nas comunicações da empresa: relatórios, atas, cartas comerciais, memorandos, ofícios, requerimentos. Descrever a comunicação interna e externa na empresa e a comunicação interpessoal no trabalho em equipe. Analisar os seguintes aspectos:
• Estrutura da função decomunicação na empresa. Ela existe formalmente? Existem atribuições específicas, como por exemplo, porta-voz, relações públicas, ombudsman etc.?
• Qual a importância que a alta gerência dá à função comunicação?
• A empresa desenvolve algum tipo de planejamento de sua comunicação?
• Descrição geral dos sistemas de comunicação existentes e utilizados pela empresa para a comunicação com seus diversospúblicos.
• Quais os instrumentos, ferramentas, veículos de comunicação utilizados?
• Comunicação interdepartamental.
• Participação e preocupação institucional.
• Fluxo da comunicação (ascendente, descendente, horizontal e centralizada).

O sindicato utiliza-se bastante de reuniões e assembléias. Destas são lavradas atas para que as deliberações fiquem registradas. Relatórios sãoutilizados para descrever as atividades da diretoria e dos departamentos do sindicato, que geralmente são submetidos à assembléia para prestação de contas. Utiliza-se cartas para comunicados e notificações em geral. Memorandos são pouco utilizados já que o trabalho da diretoria e dos funcionários é regido pela comunicação verbal no dia-a-dia. Utiliza-se muito a comunicação entre pessoas que estejamexecutando trabalho externo, nos locais de trabalho, por telefone celular. Quanto à comunicação aos principais interessados: trabalhadores representados e empresas empregadoras, utiliza-se: jornal (interno), circulares, informativos e editais publicados em jornais oficiais (Diário Oficial) e comerciais (de circulação na região do sindicato). Há, também, o site (página na internet) de grandeimportância enquanto divulgador das ações sindicais. Há sindicatos com funções específicas de jornalistas, relações públicas e porta-voz. Neste, não há pessoas exclusivas para essas atividades, mas, sempre há alguém destinado a cumprir esse papel. Ombudsman não é comum, mas, costuma-se utilizar-se de pesquisas junto aos representados, caixas de sugestões, etc., ou um canal direto de comunicação como...
tracking img