Ecologia de comunidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ecologia de Comunidades: composição de espécies e diversidade










Introdução




O termo biodiversidade é uma simples contração do termo diviersidade biológica, e à primeira vista, é um conceito muito simples: é o somatório total de toda a variação biótica, do nível genético ao ecossistema. O desafio em relação à diversidade, entretanto, reside em como medir equantificar um conceito tão amplo. Apesar da biodiversidade não poder ser representada por um único número, como os gerados através dos chamados índices de diversidade, alguns estudos em relação à medida da diversidade têm demonstrado algumas particularidades de certas comunidades, descobertas estas muitas vezes alarmantes.
Análises temporais e filogenéticas estão dando certa luz à processosecológicos e evolutivos que têm moldado a diversidade atual. Entretanto, apesar dos expressivos esforços de pesquisa na área da biodiversidade do planeta, eles são pouco representativos em relação à quantidade de “diversidade” desconhecida e ameaçada, principalmente pela ação antrópica.


Ecologia de comunidades


A comunidade é uma unidade ecológica de visualização pouco clara na natureza. Emvirtude disso, existem inúmeras definições, que procuram destacar algumas de suas propriedades gerais e atributos:

( Qualquer conjunto de populações em determinada área ou habitat, podendo ter os mais variado tamanhos (Odum 1983)

( Uma reunião de populações em uma determinada área ou habitat físico definido (Krebs 1991)

( Uma associação entre populações interativas (Ricklefs 1996)

( Umconjunto de espécies interativas que ocorrem conjuntamente no tempo e espaço (Begon et al. 1996)



A COMUNIDADE NÃO É APENAS UM CONJUNTO DE POPULAÇÕES DE ESPÉCIES EM UMA DETERMINADA ÁREA. SUA ESTRUTURA, FUNCIONAMENTO, E DINÂMICA SÃO GOVERNADAS POR INTERAÇÕES POSITIVAS E NEGATIVAS ENTRE AS ESPÉCIES. ASSIM, AS COMUNIDADES PODEM SER DESCRITAS COMO “SOMATÓRIO DAS ESPÉCIES QUE A COMPÕEMMAIS O SOMATÓRIO DAS INTERAÇÕES ENTRE ELAS.”

ATRIBUTOS DE UMA COMUNIDADE: COMPOSIÇÃO, RIQUEZA E DIVERSIDADE

A riqueza de espécies de uma comunidade indica quantas espécies estão presentes em determinada área, enquanto a composição de espécies indica quais são as espécies desta comunidade. O termo diversidade será definido adiante. Uma comunidade pode ser definida ainda em termos de suadistribuição espacial, que pode ser basicamente de três tipos: agregada, aleatória e regular.
A maneira mais simples de se caracterizar uma comunidade seria através do número e tipo de espécies que a compõem. Para tanto, bastaria contar e identificar todas as espécies presentes em uma comunidade. Este procedimento, entretanto, apresenta consideráveis dificuldades metodológicas, uma vez que quasenunca é possível contar todos os indivíduos de todas as espécies em uma comunidade. Normalmente, existem limitações de tempo e de dinheiro, e, quando não se pode simplesmente contar todos os indivíduos, coletá-los pode destruir uma comunidade inteira.
Assim, ecólogos se baseiam em amostragens para fornecer uma aproximação da composição de uma comunidade (Figura 1). A seguir, são descritos algunsmétodos utilizados em ecologia vegetal para a caracterização da flora de algumas comunidades.

Métodos de amostragem da riqueza e diversidade vegetal

A escolha de uma técnica de amostragem depende de vários fatores, tais como os objetivos do levantamento, tipos de informações prévias disponíveis, características da área a ser estudada e parâmetros de interesse que serão obtidos através dasestimativas. A rigor, existem dois grandes grupos de amostragem: a amostragem aleatória - que pode ser irrestrita ou restrita - e a amostragem não-aleatória - que pode ser sistemática ou seletiva.

Amostragem Aleatória Irrestrita

É aquela em que todas as unidade de amostragem têm igual probabilidade de serem sorteadas. A amostragem é chamada irrestrita uma vez que a primeira unidade da...
tracking img