Siderurgia no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A siderurgia foi e continua sendo uma indústria essencial para o Brasil, na medida em que é o alicerce, de várias cadeias produtivas, tais como a automotiva, a da construção civil, a de bens de capital, dentre outras. Ademais, atualmente, a siderurgia vivencia outro ponto de inflexão em face da retomada da ampliação acelerada da capacidade instalada.
Os cenários para a siderurgiabrasileira são preponderantemente otimistas. Do ponto de vista da oferta, vislumbra-se um substancial incremento, não apenas em função dos investimentos realizados pelas empresas já atuantes, mas também como resultado de novos entrantes na indústria. Do lado do consumo, as perspectivas de crescimento também são muito positivas, uma vez que a demanda doméstica de produtos siderúrgicos vem sendoimpulsionada pela ampliação da renda da população e da expansão do crédito e ainda pelo ressurgimento de indústrias consumidoras de aço, como a da construção naval.








SIDERURGIA NO BRASIL

A indústria siderúrgica, historicamente, vem ocupando um papel de destaque no âmbito da economia brasileira. A constituição da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), nos anos 1940, foi um dostraços mais marcantes do esforço de industrialização do país. Cinco décadas depois, a privatização das grandes companhias siderúrgicas representou uma ruptura na forma de atuação do Estado na economia. A partir dos anos 50, além da CSN, foram criadas outras siderúrgicas com controle estatal. Em 1958 e 1959 implantaram-se a Usiminas, em Minas Gerais, e a Cosipa, em São Paulo. Juntas, CSN, Cosipa eUsiminas compuseram a base siderúrgica montada pelo governo para sustentar o ritmo acelerado da industrialização brasileira naquele período. No início da década de 60, também foi criada a Cofavi – Companhia Ferro e Aço de Vitória, no Espírito Santo.
Mas, naquele período, o agravamento das dificuldades econômicas e sociais gerou a “crise de 64”. Após um período de crescimento vertiginoso, seguiu-se atotal retração do mercado, em especial para a construção civil, uma das áreas que mais consumiam produtos de ferro e aço.
O Brasil possuía então 41 usinas, controladas por 36 empresas, das quais cinco eram estatais.
O governo brasileiro buscou assim traçar um novo planejamento siderúrgico para o Brasil, que resultou na edição, em 1967, do Plano Siderúrgico Nacional e na criação do CONSIDER –Conselho Consultivo da Indústria Siderúrgica, subordinado ao Ministério da Indústria e do Comércio, no ano seguinte. Com a missão de definir uma política siderúrgica nacional, possibilitando a retomada do desenvolvimento do setor, em parceria com o recém-criado Instituto Brasileiro de Siderurgia, o CONSIDER decidiu pela criação de uma empresa holding das empresas siderúrgicas pertencentes aogoverno. Em 1973, surgia a Siderbrás – Siderúrgica Brasileira S/A, que passou a centralizar o planejamento da produção das empresas estatais.
O plano traçado pelos governos militares durante os anos 70 estaria completo em meados da década seguinte, com a entrada em operação da Companhia Siderúrgica de Tubarão, no Espírito Santo, e da Açominas, em Minas Gerais.
Nos anos recentes, algumas companhiassiderúrgicas brasileiras ampliaram seus investimentos no exterior, transformando-se em expoentes das multinacionais do país.
A siderurgia foi e continua sendo uma indústria essencial para o Brasil, na medida em que e o alicerce de varias cadeias produtivas, tais como a automotiva, a da construção civil, a de bens de capital, dentre outras. Ademais, atualmente, a siderurgia vivencia outro ponto deinflexão em face da retomada da ampliação acelerada da capacidade instalada. Em 2010-2011, inclusive, duas novas usinas siderúrgicas de grande porte entrarão em operação no país. Superados os impactos da crise econômico-financeiro mundial de 2008, novos projetos começam a sair do papel. Trata-se, assim, de um momento oportuno para avaliar as perspectivas do setor, bem como propor diretrizes e...
tracking img