Sgmund freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sigismund Freud
Um dos grandes mistérios da vida foi o oculto. Freud, autor da Psicanalise – método que busca estudar o inconsciente humano, para ele o homem é comandado pelomesmo – nasceu, em 1856, na cidade de Freiber Morávia, hoje, uma região da Republica Tcheca. Era de família judia, viveu a maior parte de sua vida em Viena, na Áustria, e morreuem Londres, capital da Inglaterra em 1939. Formado em Medicina, interessou-se pelos estudos de desequilíbrio psicológicos.
Freud ao observar seus pacientes notou que eles sofriamde doenças mentais que estavam relacionadas a sentimentos reprimidos, e como uma delas, o sexo. Então, passou a considerar o desejo sexual muito importante na vida do individuo,pois desde o nascimento até a morte o sexo faz parte da vida do ser humano.
Ele defende que o tema da sexualidade infantil deve ser discutido no âmbito escolar e que a famíliadeve participar desse processo, pois a criança em seu desenvolvimento vai se descobrindo e sentindo prazer pelo seu próprio corpo.
Sua obra contribuiu muito na área social epedagógica, através de suas reflexões podemos entender melhor enquanto educadores, o ser humano constitui-se de razão e emoção, tendo a necessidade da relação professor-aluno,assim, o desenvolvimento emocional e mental.
Os estudos psicanalíticos devem direcionar o educador na tarefa de educar, pois o individuo vive numa constante luta entre forçasinternas, princípio do prazer “id”, e as forças externas que impõem juízo de valor “superego” podendo o educador buscar o equilíbrio “ego”, para que a aprendizagem ocorra com eficácia.Através de suas teorias, as contribuições acima citada de Freud foram essenciais para o desenvolvimento escolar e até hoje se busca melhorias em seus ramos de influência.
tracking img