Responsabilidades social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio de Aprendizagem

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Curso: Pedagogia
Centro de Educação a Distância da Universidade
Anhanguera - Uniderp


2011

Introdução

O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo conhecer as diversas formas de utilização das ferramentas do planejamento e compreender o planejamento ambiental como forma de minimizar os diversosimpactos ambientais inerentes ao desenvolvimento do município.
Através de pesquisa que realizamos na internet nos sites sugeridos conseguimos identificar as tecnologias associadas à melhoria da qualidade da vida, à preservação da natureza e à utilização, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde; planejar, gerenciar e executar as atividades de diagnóstico,avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas – recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental; compreender a regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, bem como a análise de impacto ambiental, que são algumas das atribuições deste profissional; elaborar eimplantar políticas e programas de educação ambiental, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.
Assim conceituamos e identificamos aplicações para saneamento básico de um município nas diversas etapas do desafio de aprendizagem de Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Desenvolvimento

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividadeshumanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimentosustentável Podemos dizer que o conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não ébem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.
Assim, as idéias de projetos empresariais queatendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis. Damesma forma, áreas que antes eram consideradas meramente extrativistas e que estavam condenadas ao extermínio por práticas predatórias, hoje têm uma grande chance de se recuperarem após a adoção de projetos de exploração com fundamentos sólidos na sustentabilidade e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis. Da mesma forma, cuidando para que o envolvimento dascomunidades viventes nessas regiões seja total e que elas ganhem algo com isso; todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.
Quanto ao planejamento de ações ambientais direcionadas ao saneamento básico de um município podemos citar como exemplo a preservação do Rio Acaraú, que com uma bacia hidrográfica de 14.000 km², o Rio Acaraú é perenizado pelas águas do Açude Paulo...
tracking img