Sezualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1DED DESENVOLVIMENTO
 
A Grécia desempenhou papel de primeiro plano na antiguidade, constituindo uma civilização cuja influência, foi profunda na formação da cultura ocidental. Da Grécia antiga herdamos não só uma extensa gama de conhecimentos científicos, desenvolvidos por pensadores como Pitágoras, Eratostenes, Euclides Tales, Arquimedes, como também os grandes fundamentos do pensamentofilosófico e político presentes nas obras de Sócrates, Platão, Aristóteles e outros. Também nossos padrões estéticos de arte e beleza foram herdados dos gregos, influenciados por sua escultura, arquitetura e teatro.
 A Grécia antiga abrangia o sul da península Balcânica (Grécia Européia ou Continental), as ilhas do mar Egeu (Grécia insular) e o litoral da Ásia Menor (Grécia Asiática). A partir doséculo VIII a.C., o território da Grécia Européia foi ampliado com a fundação de diversas colônias no Mediterrâneo Ocidental, principalmente no sul da Itália, que passou a chamar-se Magna Grécia.
 As origens da civilização grega estão profundamente relacionados à história de Creta, que viveu o processo de ascensão e queda de sua civilização entre 2.000 e 1.400 a.C. Provavelmente, os primeirospovos a habitar a Grécia foram os pelasgos, ou pelágios.
Ao que tudo indica, por volta do ano 2.000 a.C., esses povos, organizados em comunidades coletivistas ocupava a zona litorânea e mais alguns pontos isolados na Grécia continental. Foi aproximadamente nessa época que teve início, na Grécia, um grande período de invasões, que se prolongaria até 1.200 a.C. Os povos invasores indo-europeus queinvadiram a Grécia foram aqueus, e ali se estabeleceram entre os anos 1.700 e 2.000 a.C. Em seguida vieram outros povos, os eólios, osjônios e os dórios.
 Os dórios, o último povo indo-europeu a migrar para a Grécia, era essencialmente guerreiro. Ao que parece, foram eles os responsáveis pela destruição da civilização miciénica e pelo conseqüente deslocamento de grupos humanos da Gréciacontinental para diversas ilhas do Egeu e para a costa da Ásia Menor. Esse processo de dispersão é conhecido pelo nome de primeira diáspora.
 Após o esplendor da civilização miciénica seguiu-se um período em que as cidades foram saqueadas, a escrita desapareceu e a vida política e econômica enfraqueceu, caracterizando um processo de regressão da Grécia a uma pose primitiva e rural. Desse período (séculoXII a VIU a.C.), que foi à base da civilização grega, não se tem registro, exceto os poemas Ilíadas e Odisséia atribuída a Homero, que tendo vivido no século VI a.C., teria recolhido histórias transmitidas oralmente durante os séculos anteriores. Por essa razão, esse período, posterior a invasão dórica, ficou conhecidos como tempos homéricos. Para compreendermos a evolução política da Gréciaantiga.
É necessário retrocedermos aos tempos pré-homéricos, quando os povos indo-europeus ali se fixarão. Já nessa época, esses grupos humanos encontravam-se divididos em genos. Famílias coletivas constituídas por um grande número de pessoas com a liderança de um patriarca. Após as invasões dos dórios, os genos passaram a constituir a forma predominante de organização social. Assim, podemos afirmarque o período homérico foi também o período das comunidades gentílicas.
 Cada geno constituía uma unidade econômica social, política e religiosa da sociedade grega. De fato esses pequenos agrupamentos humanos conseguiam, isoladamente, assegurar a sua sobrevivência com uma economia natural e coletivista.
Os meios de produção (terra, sementes), assim como os bens produzidos alimentos,(objetos), pertenciam a todos os indivíduos, ou seja, a propriedade não tinha caráter particular. Nesse período de instabilidade por questões de segurança, várias tribos se uniram formando comunidades independentes, que deram origem às cidades-Estado.
As Cidades-Estado tinham como ponto central à acrópole, parte mais alta da povoação, governada pelo conselho de aristocratas os eupátridas. A expansão...
tracking img