Sexualidade na Terceira Idade

Páginas: 23 (5634 palavras) Publicado: 2 de maio de 2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

ESPECIALIZAÇÃO EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA














SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE



JOSÉ LUÍS TOMÉ GONÇALVES


ORIENTADOR: NEWTON LUIZ TERRA













Porto Alegre


2013



RESUMO


Pode-se dizer que a sexualidade é uma identidade, explicitada de forma como o indivíduo estabelecea relação consigo e com o mundo que o cerca, e está presente em nós desde o inicio da nossa vida, até o momento de nossa morte. Neste trabalho veremos que não há por que temer a idade como fator de diminuição do prazer sexual. Existe uma alteração da resposta sexual, qualitativa e quantitativamente, com o avançar da idade, sendo que essas modificações não se dissociam do contexto geral de outrasforças orgânicas, também alteradas pelo tempo. É o organismo como um todo que se modifica com a idade, e dentro desse contexto a sexualidade também se transforma, mas não se torna menos agradável.




















SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 04
2. SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE 05
2.1. ASPECTOS PSICOLÓGICOS 08

2.2. DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS 10

2.2.1.DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NA TERCEIRA IDADE 11

2.2.1.1. AIDS NA TERCEIRA IDADE 12

3. ANDROPAUSA E DISFUNÇÃO ERÉTIL. 14

4. ASPECTOS PREVENTIVOS E SEXO SEGURO 16

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 18

6.REFERENCIAS 19







INTRODUÇÃO


A sexualidade do idoso, em pleno séc. 21, é assunto ainda tabu para a maioria das pessoas. Portanto, é fundamental que se compreenda esse aspecto vital dessa faixa populacional, que cresce sem precedentes. Ao longo dos últimos 50 anos, a população brasileira quase triplicou: passou de 70 milhões, em 1960, para 190,7 milhões, em 2010.
O crescimento donúmero de idosos, no entanto, foi ainda maior. Em 1960, 3,3 milhões de brasileiros tinham 60 anos ou mais, representando 4,7% da população. Em 2000, 14,5 milhões, ou 8,5% dos brasileiros, estavam nessa faixa etária. Na última década, o salto foi grande, e em 2010 passou para 20,5 milhões, perfazendo 10,8% da população (IBGE, 2010). No escopo dessa transformação, há de atentar ao fato de os idosos dehoje são os jovens da década de 1960, de plena efervescência cultural e liberdade sexual. Hoje, temos uma importante parcela portando doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Este capítulo pretende abordar os principais aspectos psicológicos, fisiológicos, patológicos e preventivos da sexualidade na terceira idade, de forma prática e concisa.














SEXUALIDADE NA TERCEIRAIDADE


Historicamente a sexualidade humana é um tema cercado de tabus, e particularmente na terceira idade constitui um assunto impregnado de preconceitos.

Para Ribeiro (2002 p.124):

A sexualidade é a maneira como uma pessoa expressa seu sexo. É como a mulher vivencia e expressa o ‘ser mulher’ e o homem o ‘ser homem’. Se Expressa através de gestos, da postura, da fala, do andar, da voz,das roupas, dos enfeites, dos perfumes, enfim, de cada detalhe do individuo.

A partir deste conceito, pode-se deduzir que a sexualidade é expressa de várias maneiras e não se restringe apenas ao ato sexual. Ainda reforça a visão de que ela pode ser vivenciada por todos os seres humanos independente da sua idade.

Dessa forma, o idoso mesmo diante de suas limitações fisiológicas, pode exercerplenamente sua sexualidade e satisfazer-se ao fazê-lo. Segundo Ballone (2007), alguns dos motivos que contribuem para o aumento e reprodução de uma visão errônea sobre a sexualidade na terceira idade são a falta de conhecimento acerca do tema na velhice, embora isto não se restrinja apenas a essa fase da vida, assim como ideologias que não incentivam a expressão da sexualidade entre os idosos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sexualidade na terceira idade
  • Sexualidade e aids na terceira idade
  • Sexualidade na terceira idade
  • Sexualidade na terceira idade
  • Sexualidade na terceira idade
  • SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE
  • Sexualidade na tERCEIRA iDADE
  • Sexualidade Na Terceira Idade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!