PLANO DE AULA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto








PROJETO INTERDISCIPLINAR: SISTEMÁTICA E FILOGENÉTICA




































PLANEJAMENTO ESCOLAR – PLANO DE AULAS
1-DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Nome
Escola:
Professora Titular/Regente:
Componente curricular: Biologia
Série: 3º ano
Nível: Ensino Médio
Turma:
Numero de aulas: 4 aulas
Conteúdo: Reino Plantae
Título da aula:Atraqueófitas e Traqueófitas sem sementes.
2-CONTEXTO DA AULA:
A aula será aplicada à turma 305 do 3º ano diurno, que possui 22 alunos na Escola Estadual Técnica Guaramano, em Guarani das Missões. Os quais já têm uma base da classificação dos seres vivos, pois no Ensino Fundamental este conteúdo já foi abordado. Existem propostas diversas para a organização do Reino das plantas em Filos oudivisões. Vamos alavancar o conhecimento desta classificação abordando os grupos das Atraqueófitas (Briófitas – Musgos) e das Traqueófitas sem sementes (Pteridófitas – Samambaias).
Essa intervenção realizar-se-á em um bloco de quatro aulas com 45 minutos cada.
3-OBJETIVO GERAL:

Conhecer e identificar as plantas Atraqueófitas e Traqueófitas sem sementes.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Reconhecere diferenciar as plantas Atraqueófitas de Traqueófitas sem sementes.
Compreender a influência no meio ambiente.
Tirar Fotografias, fazer registros e demais observações.

4-CONTEÚDOS DO ENSINO:
Reino Plantae: Atraqueófitas e Traqueófitas sem sementes - Filogenia
Características das Atraqueófitas e Traqueófitas sem sementes
Ciclo de vida e Reprodução


5-METODOLOGIA
Aula 1:
Nesta aulairemos propor um diálogo para identificar o que os alunos recordam a respeito das Atraqueófitas, quem são e onde encontramos. Posteriormente faremos uma apresentação em slides (apêndice A) com informações sobre as características morfológicas, habitat, reprodução, evolução do Reino Plantae e figuras dos representantes desse grupo.

Aula 2:
Na segunda aula os alunos serão indagados sobre os seusconhecimentos acerca das Traqueófitas sem sementes, após suas colocações será feita a explanação de conteúdos sobre esse grupo de plantas em slides (apêndice B) onde constarão as características morfológicas, habitat, reprodução, evolução do Reino Plantae e figuras dos representantes dos grupos. Terminada a explicação e esclarecidas às dúvidas dos alunos, como tarefa de casa será solicitado queestes completem um mapa conceitual sobre os temas abordados nas duas aulas que a eles será entregue em Xerox (anexo A).
O material dos slides (apêndice C) será entregue a cada aluno para eventuais consultas ao resolver as questões que serão propostas (mapa conceitual).

Aula 3:
Nesta aula será feita a correção do mapa conceitual com o grupo e esclarecimento das dúvidas. Posteriormente, aturma será dividida em pequenos grupos para realizar uma atividade de campo no pátio da escola (que dispõe de uma ampla área verde), para identificar e reconhecer exemplares de Atraqueófitas e Traqueófitas sem sementes. Os grupos devem fotografar os exemplares, que posteriormente serão selecionados para confeccionar um álbum digital com a classificação taxonômica da espécie encontrada.
Aula 4:Confecção dos álbuns pelos grupos no laboratório de informática com auxílio da Professora.
6- MATERIAIS UTILIZADOS:
Materiais de Uso Comum (quadro, giz, classes, cadeiras...), datashow, computador, tela, máquina fotográfica, folhas reprográficas, livro didático, bloco de anotações, software para criar o álbum de fotos: D-Book 4.0 Avançado.
7- AVALIAÇÃO:
A avaliação dos alunos dar – se –á emtodo o decorrer das aulas tendo em vista sua participação, interesse e comportamento, realização do mapa conceitual e confecção do álbum de fotos. Os trabalhos desenvolvidos na quarta aula serão avaliados da forma de como os alunos organizaram as informações coletadas sobre uma planta Atraqueófitas e/ou Traqueófitas sem sementes, se as informações contidas estão corretas e se contém as fotos...