Sexualidade na gravidez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


A gravidez representa um momento de grandes mudanças não só para a mulher, mas para o homem também. Durante o período gestacional a mulher passa por um processo de desenvolvimento que proporciona mudanças biopsicosocial, além das alterações físicas como o crescimento abdominal, a sensibilidade nos seios, aumento da secreção vaginal e, às vezes, náuseas e vômitos. Os homens nãotêm alterações orgânicas, mas como as mulheres, podem ser afetados por questões emocionais como: ansiedade em relação ao parto, a criação do filho, a responsabilidade de ser pai, o medo de machucar o bebê durante a relação sexual.
Flores & Amorim (2007) explicam que a sexualidade é um aspecto importante na vida do indivíduo, envolvendo dimensões interdependentes e inter-relacionadas, como:biológica, psicológica e sócio-cultural. Dessa forma, mitos, antigos tabus e determinadas discriminações estendem-se por gerações, deixando subsídios importantes passarem despercebidos. Opiniões distorcidas surgem como resultado da falta de conhecimento e esclarecimento pessoal.
Ainda as autoras acreditam que por influência da educação dos pais, da religião, escola e sociedade, a mulher, mais do queo homem, vem sofrendo com a ignorância acerca do seu papel sexual. Reprime-se, esquecendo os reais desejos eróticos e o conhecimento de si e do seu corpo. Para que consiga superar seus medos é necessária uma nova aprendizagem.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a Sexualidade segura e prazerosa como um dos indicadores que medem a qualidade de vida de uma população.
Esteindicador da qualidade de vida de uma população demonstra que as vivências pessoais, íntimas possuem uma ligação dos caracteres biológicos e fisiológicos com o comportamento sexual. Quando se associa sexualidade com gestação acarretando um novo olhar a saúde da mulher.
Proporcionando com este olhar uma revolução biopsicosocial que afeta o relacionamento do casal, sem esquecermos doshormônios que devido à gestação estão contribuindo nas modificações do organismo da mulher.
Portanto, percebe-se a necessidade da informação proveniente de uma educação sexual adequada. Esta poderá colaborar para que o casal lide melhor com tantas alterações, medos e dúvidas, vivenciando o momento com a tranqüilidade e satisfação de direito. O presente projeto de pesquisa tem como objetivodescrever o conhecimento da gestante relacionado ao exercício da sexualidade durante o período gestacional.


1. Justificativa


Durante o Estágio de Programa de Saúde da Família – PSF, observamos na consulta de pré - natal realizada pelo enfermeiro no que diz respeito às orientações em relação à saúde da mulher a falta de uma abordagem em relação à sexualidade no período gestacional.
A gravidezé para o casal um período de mudanças, que requer adaptações físicas, emocionais e também sexuais. Algumas alterações físicas, que as mulheres sofrem durante a gestação podem influenciar na vida sexual do casal gerando desconforto e até mesmo conflitos.
Outro motivo que nos impulsionou a realizar esta pesquisa foi ter percebido a grande deficiência de trabalhos relacionadosdiretamente ao tema. Além disso, já acompanhamos desentendimentos de casais que em virtude das mudanças sofridas durante este período, levou a um distanciamento gerando assim a falta ou precariedade da vida sexual dos mesmos.
Com base em tudo isso, sentimos a necessidade de desenvolvermos um trabalho que possa sanar dúvidas, diminuindo receios, medos e desconforto. Um trabalho que possa despertar naequipe de saúde, seja do PSF ou do âmbito hospitalar, a importância de abordar a sexualidade durante o período gestacional, prestando assim um cuidado sistematizado e holístico e influenciando na qualidade de vida da mulher assistida. Verificando assim uma necessidade de reeducação para essas gestantes a respeito do sexo na gestação, através de folder educativo com o objetivo de orientá-las sobre...
tracking img