Sexualidade infantil – pais e educadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SEXUALIDADE INFANTIL – PAIS E EDUCADORES [1]

S.G.O [2]

RESUMO

O presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de aprofundamento teórico da sexualidade infantil, bem como as manifestações e características desta fase. Este, aborda temas atuais e pertinentes acerca da sexualidade infantil nos primeiros anos de vida, associadas ao desenvolvimento emocional como um todo, ressaltandoa necessidade de compreender as fases do desenvolvimento de uma forma articulada, sendo que todas elas irão compor, de uma forma ou de outra, a sexualidade adulta. Discussões sobre temas difíceis como a masturbação infantil e a homossexualidade infantil que são de caráter essencial, principalmente para pais e educadores a fim de construir um conhecimento sólido e coletivo, para que estes estejampreparados para lidar com estes temas com seriedade, maturidade e naturalidade. Conceitos, informações e reflexões sobre abuso sexual à criança; bem como modos de identificar essa ocorrência; e entender sua as possíveis conseqüências serão abordados a título de prevenção contra esse tipo de violência.

Palavras-chave: Sexualidade Infantil, manifestações, conseqüências.

ABSTRACT

The presentarticle was developed with the objective of theoretical deepening of the infantile sexuality, as well as the manifestations and characteristics of this phase. This, approaches current and pertinent themes concerning the infantile sexuality in the first years of life, associated to the emotional development as a whole, emphasizing the need to understand the phases of the development in anarticulate way, and all of them will compose, one way or another, the adult sexuality. Discussions on difficult themes as the infantile masturbation and the infantile homosexuality that you/they are of essential character, mainly for parents and educators in order to build a solid and collective knowledge, so that these are prepared to work with these themes with seriousness, maturity and naturalness.Concepts, information and reflections about sexual abuse to the child; as well as manners of identifying that occurrence; and to understand yours the possible consequences will be approached as prevention against that violence type.

Word-key: Infantile sexuality, manifestations, consequences.

INTRODUÇÃO

A educação sexual acontece primordialmente no contexto da família onde a criançaestá inserida. Muitos pais preferem nem tocar no assunto. Outros super estimulam as crianças, achando engraçadinho ver crianças de um, dois, três anos beijarem na boca, ao som de “frenéticas risadinhas”, ou indagações do tipo: "Quem é seu namorado?" As meninas vestem micro saias, ou micro shorts, os meninos são empurrados a desejar modelos como “Tiazinha”, “Feiticeira”, etc.
A geraçãoanterior era muitas vezes punida e repreendida caso mencionasse ou quisesse saber alguma coisa a respeito de sexualidade, já a atual é bombardeada pela estimulação precoce à erotização.
A sexualidade infantil é diferente da sexualidade adulta, não contém os mesmos componentes e interesses. Muitas vezes através da dramatização, a criança compreende, elabora, vivencia a realidade em que vive.Compreende papéis (mãe, pai, filho, homem, mulher, etc.), embora muitas vezes já se perceba menino ou menina e já conheça seus órgãos genitais, experimenta na brincadeira sexos indiferentemente.
Hoje em dia, perdeu-se de uma forma geral, a noção do que é pertinente a criança. Vemos com frequência adultos se dirigirem a criança como se estivessem se dirigindo a adultos em miniaturas. Não sabemcomo se aproximar delas, sobre o que falar e de que maneira.
Ao ouvirem uma criança se referir a outra como sendo seu namorado entendem isto dentro do parâmetro de adulto, às vezes desesperando-se, às vezes estimulando, poucos lidam com este dado na dimensão do contexto e por quem ele é apresentado.
Podemos perceber crianças que, super estimuladas, encontram na erotização a única...
tracking img