Sexualidade humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1 - Revisão anatômica do sistema geniturinário masculino e feminino 3
1.1 - Características macro anatômicas 3
1.1.1 - Medula 4
1.1.2 - Ureteres 4
1.1.3 - Bexiga 4
2 - Unidade funcional renal 4
3 - Funções Gerais renais 5
3.1 - Secreção de eritropoetina 5
3.2 - Secreção de renina 6
3.3 - Formação de vitamina D3 ativa 6
3.4 - Metabolismo da tiroxina 63.5 - Função homeostática 6
3.5.1 - Conteúdo de água 7
3.5.2 - Osmolaridade/Osmolalidade 7
3.5.3 - pH 8
3.5.4 - Concentração de catabólitos 9
4 - Formação da urina 9
4.1 - Filtração glomerular 9
4.2 - Fatores determinantes da filtração glomerular 9
4.3 - Reabsorção 10
4.4 - Secreção 10
4.5 - Eliminação 10
5 - Urina: características gerais 11
6 - Regulação daeliminação renal 11
Referências 12




1 - Revisão anatômica do sistema geniturinário masculino e feminino


O sistema urinário é formado por: rins, ureteres, bexiga e uretra.
Está localizado no espaço retroperitonial, de cada lado da coluna vertebral dorsolombar. É constituído pelos rins direito e esquerdo, a pelve renal, que recebe os coletores de urina do parênquima renal, os uretéres,a bexiga e a uretra.
Os rins são envolvidos por uma cápsula fibrosa que ao nível do hilo renal se deixa atravessar pela artéria renal, a veia renal e a pelve coletora que se continua com o ureter. O parênquima renal apresenta duas regiões bastante distintas: a região periférica, cortical ou córtex renal e a região central, medular ou medula renal.
A uretra masculina estende-se do orifíciouretral interno na bexiga urinária até o orifício uretral externa na extremidade do pênis. Apresenta dupla curvatura no estado comum de relaxamento do pênis. É dividida em três porções: a prostática, a membranácea e a esponjosa, cujas estruturas e relações são essencialmente diferentes. Na uretra masculina existe uma abertura diminuta em forma de fenda, um ducto ejaculatório.
A uretra feminina é umcanal membranoso estreito estendendo-se da bexiga ao orifício externa no vestíbulo. Está colocada dorsalmente à sínfise púbica, incluída na parede anterior da vagina, e de direção oblíqua para baixo e para frente; é levemente curva, com a concavidade dirigida para frente. Seu diâmetro, quando não dilatada, é de cerca de 6 mm. Seu orifício externo fica imediatamente na frente da abertura vaginal ecerca de 2,5cm dorsalmente à glande do clitóris. Muitas e pequenas glândulas uretrais abrem-se na uretra. As maiores destas são as glândulas parauretrais, cujos ductos desembocam exatamente dentro do óstio uretral.
As uretras masculinas e a femininas se diferem em seu trajeto. Na mulher, a uretra é curta (3,8cm) e faz parte exclusivamente do sistema urinário. Seu óstio externo localiza-seanteriormente à vagina e entre os lábios menores. Já no homem, a uretra faz parte dos sistemas urinário e reprodutor. Medindo cerca de 20 cm, é muito mais longa que a uretra feminina. Quando a uretra masculina deixa a bexiga, ela passa através da próstata e se estende ao longo do comprimento do pênis. Assim, a uretra masculina atua com duas finalidades: conduz a urina e o esperma.


1.1 -Características macro anatômicas


No adulto, o rim tem cerca de 11 a 13 cm de comprimento, 5 a 7,5 cm de largura, 2,5 a 3 cm de espessura, com aproximadamente 125 a 170 gramas no homem e 115 a 155 gramas na mulher.
Cada rim possui a forma de um grão de feijão com duas faces (anterior e posterior), duas bordas (medial e lateral) e dois pólos ou extremidades (superior e inferior). Na borda medialencontra-se o hilo, por onde passam o ureter, artéria e veia renal, linfáticos e nervos. Os rins estão envolvidos em toda sua superfície por um tecido fibroso fino chamado cápsula renal. Ao redor do rim existe um acúmulo de tecido adiposo chamado gordura perirrenal.
No corte sagital mediano, que divide o rim em duas partes, é possível reconhecer o córtex renal, uma camada mais externa e pálida, e a...
tracking img