SESADDES

1663 palavras 7 páginas
, textura; de nosso contato sensorial com as coisas: lembranças, desejos, sentimentos, imagens; a intuição empírica ou sensível é psicológica, isto é, refere-se aos estados do sujeito do conhecimento como ser corporal e psíquico individual (sensações, lembranças, desejos e percepções); a marca da intuição empírica é sua singularidade: por um lado, está ligada à singularidade do objeto intuído (ao que é oferecido à sensação e à percepção) e, por outro, está ligada à singularidade do sujeito que intui (aos meus estados psíquicos, às minhas experiências); a intuição empírica não capta o objeto na sua universalidade e não é transferível para um outro objeto.concentração nazistas e stalinistas as guerras da Coreia.. os perigos cancerígenos de alimentos e remédios, aumento de distúrbios e sofrimentos mentais.

5) A razão instrumental é a razão técnico-cientifico que faz das ciências e das técnicas não um meio de liberação dos seres humanos, mas um meio de intimidação, medo, terro e desespero. Ao contrario, a razão critica é aquela que analisa e interpretar os limites e os perigos do pensamento instrumental e afirma que as mudanças sócias, políticas e culturais só se de a emancipação do gênero humano, e não as ideias de controle e domínio técnico cientifico sobre a natureza, a sociedade e a cultura.

6) As pessoas no século xix, sofriam muitas injustiças e tinham cede de mudar sua realidade, lutavam para isso. Hoje em dia, ainda existe a injustiça, o preconceito, a intolerância, ... Mas somos nós, a sociedade que vive hoje, que não fazemos nada a respeito, que não empregamos nossas forças para tentar mudar essa realidade, que aceitamos calados tudo o que nos é imposto sem nem opinar. Hoje há o conforto, a tecnologia, trabalho fácil para todo mundo, mas em termos de usar o cérebro para realmente pensar, éramos muito mais evoluídos no século xix, quando travávamos nossas próprias batalhas, e não assistíamos a vida passar diante de nossos olhos sem querer transforma-la

Relacionados