SERÁ POSSÍVEL A ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES PARA BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS?

3437 palavras 14 páginas
SERÁ POSSÍVEL A ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES PARA BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS?
GT5 – Abordagem contemporânea

Ana Carolina Sobral
Caroline Soares
Edilene Silva
Juliana Albuquerque
Micaelle Veríssimo

RESUMO

Este presente artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do projeto de Requalificação das Bibliotecas Comunitárias do Poço da Panela e Amigos da Leitura.
Caracteriza a biblioteca comunitária como espaço de leitura e de expressão da necessidade do acesso a informação, fazendo um breve contraponto com a realidade da demanda pela oferta. A necessidade de organização e de pessoal comprometido com a função humanista biblioteconômica agregando conhecimento as equipes gestoras das bibliotecas auxiliando no desenvolvimento da auto-gestão e promoção da leitura através da mediação salientado que é nessa visão que permeia todo o projeto.

Palavras-chave: Biblioteca comunitária; Leitura literária; Escrita; Atividades culturais.

1 INTRODUÇÃO

‘Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas’. Mário Quintana
As bibliotecas comunitárias surgem como importante fenômeno social e se propõem a organizar espaços que promovem educação, cultura e lazer, que foram relegados pela esfera governamental, por meio da promoção de atividades literárias, oficinas e eventos. As bibliotecas comunitárias emergem como alternativa para integrar a comunidade e torno de atividades culturais e literárias, propiciando meios para que o indivíduo exerça o seu direito a leitura e escrita, e assim permita o exercício pleno da democracia. No entanto, todo o esforço despendido para organizar a biblioteca, recolher materiais bibliográficos, montar espaços físicos e desenvolver atividades se depara com as limitações técnicas, formativas e financeiras da equipe gestora desses espaços.
Estes equipamentos culturais denominados “bibliotecas comunitárias” são assim nomeadas por serem organizadas e

Relacionados

  • Principios contabeis
    192673 palavras | 771 páginas

Outros Trabalhos Populares