serviço social na comtemporanedade

3777 palavras 16 páginas
ANHANGUERA EDUCACIONAL-UNIDERP.

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
SERVIÇO SOCIAL NA COMTEMPORANANEIDADE.

CURSO: SERVIÇO SOCIAL
EQUIPE:

TUTOR PRESENCIAL:
PROFESSOR (a): MARIA EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA

INTRODUÇÃO
O presente artigo trata das mudanças sofridas ao longo dos anos pelo Serviço Social, bem como seu papel no atual contexto societário no Brasil, em busca da hegemonia da profissão e da efetividade e eficiência dos seus projetos e intervenções, sendo reconhecidos como agentes transformadores e multiplicadores da autonomia social.

MUDANÇAS QUE OCORRERAM NA PROFISSÃO DO ASSISTENTE SOCIAL .
A profissão de assistente social surgiu no Brasil na década de 1930. O curso superior de Serviço Social foi oficializado no país pela lei nº 1889 de 1953. Em 27 de agosto de 1957, a Lei 3252, juntamente com o Decreto 994 de 15 de maio de 1962, regulamentou a profissão. Hoje a profissão encontra-se regulamentada pela Lei 8662 de 07 de junho de 1993 que legitima o Conselho Federal de Serviço Social e Conselhos Regionais. E, fundamentalmente, define em seus artigos 4º e 5º, respectivamente, competência e atribuições privativas do assistente social.
Além da Lei, contamos também com o Código de Ética Profissional que veio se atualizando ao longo da trajetória profissional. Em 1993, após um rico debate com o conjunto da categoria em todo o país, foi aprovada a quinta versão do Código de Ética Profissional, instituída pela Resolução 273/93 do CFESS.
O Código representa a dimensão ética da profissão, tendo caráter normativo e jurídico, delineia parâmetros para o exercício profissional, define direito e deveres dos assistentes sociais, buscando a legitimação social da profissão e a garantia da qualidade dos serviços prestados. Ele expressa a renovação e o amadurecimento teórico-político do Serviço Social e evidencia em seus princípios fundamentais o compromisso ético-político assumido pela

Relacionados

  • Mercado de Trabalho
    1846 palavras | 8 páginas