Serviço comtemporanio

413 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
POLO DE CAMPO LIMPO - SÃO PAULO
Curso Serviço Social – 1°semestre
Disciplina: Serviço social Contemporâneo

Resumo do texto: O Serviço Social na cena contemporânea.

Profa. Roseli Yoko Nome: Tamara S. Sena Oliveira RA: 8483188071

São Paulo, 22 de abril de 2014.
O texto da Marilda Iamamoto relata a atuação do assistente social nos dias de hoje, que esta em amplas atuações: hospitais, ongs, empresas privadas e outros, em luta pela igualdade e defesa dos direitos.
“... Os assistentes sociais atuam nas manifestações mais contundentes da questão social, tal como se expressam na vida dos indivíduos sociais de distintos segmentos das classes subalternas em sua relação como o bloco do poder e nas iniciativas coletivas pelas conquistas, efetivação e ampliação dos direitos de cidadania e nas correspondentes politicas publicas...”.
O assistente social tem o dever de garantir os direitos da cidadã, orientar e esclarecer seus deveres também, a questão social esta voltada ao capitalismo onde o pobre trabalha para a burguesia para garantir sua sobrevivência, o subalterno como menciona o Gramsci, trabalham para pagar juros altíssimos para a burguesia o que lhe favorece, e quem esta no poder continuará no poder, assim vem gerando a desigualdade social que vem com a bagagem de muita miséria, desemprego, fome, discriminação, e mão-de-obra barata.
Digamos então, que ao longo deste tempo o assistente social expõe nas diversas temáticas, de que forma, desenvolve o assistente social a sua ação, essencialmente em três realidades a pobreza, a questão social e a competência profissional. Nesta analise o serviço social tem inúmeras questões que vem gerando as desigualdades sociais

Relacionados

  • Qualidade de vida de cuidadores de enfermos cronicos codependentes
    22420 palavras | 90 páginas