Servidor dhcp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para termos comunicação entre computadores temos que entender que é necessário que exista 4 itens importantíssimos: emissor, receptor, meio, e linguagem.
Para existir comunicação entre duas ou mais máquinas é necessário um protocolo, que nada mais é do que uma seqüência de regras a ser seguida para que esta comunicação possa ocorrer.

Emissor – Aquele que emiti uma mensagem
Receptor – Aqueleque irá receber esta mensagem
Meio – De que forma esta mensagem será propagada até o receptor
Linguagem – Conhecimento do significado do código, ambos devem falar a mesma “línguagem”, aqui podemos comparar com o idioma que para que duas possam se comunicar, ambas devem falar o mesmo idioma.

O padrão aberto TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), surgiu com os militares nosEstados Unidos. O modelo de referência TCP/IP e a pilha de protocolos TCP/IP tornou a comunicação de dados entre computadores possível.

No começo cada fabricante fazia seu próprio protocolo de comunicação se eu comprasse de um fornecedor A e depois de um fornecedor B eles não conseguiriam se comunicar por cada um ter uma forma diferente de comunicação. Foi então que os países através da ISO(International Organization for Standardization ) decidiram que deveria ser feita uma normatização, ou seja, uma forma única e padronizada para que todos pudessem se comunicar seguindo um mesmo padrão de protocolo chamado modelo de referencia OSI que foi lançado em 1984, apartir de então todos passaram a se referenciar no modelo OSI.
Sempre lembrando que o protocolo de rede não depende do sistemaoperacional por isso que conseguimos através deste protocolo a comunicação entre diversos sistemas operacionais.

Em uma rede TCP/IP, todos os computadores tem que possuir um endereço IP distinto. O DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol é utilizado para tornar a coisa simples ele permite que às máquinas obtenham um endereço IP automaticamente.

Ele começou a se expandir aproximadamente em1993, sendo o sucessor do BOOTP que, embora seja mais simples, tornou-se muito limitado para as exigências atuais. E se tornou importantíssimo porque quando você quer atribuir IP em uma ou duas máquinas é fácil, mais quando que fazer isso em redes com 50, 100 computadores por exemplo, seria necessário que você configurasse os endereços manualmente um a um o que seria muito trabalhoso.
O protocoloDHCP faz exatamente isto, por meio dele um servidor é capaz de distribuir automaticamente endereços de IP diferentes a todos os computadores à medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Essa distribuição dos IPs é feita em um intervalo pré-definido configurado no servidor. Sempre que uma das máquinas for desconectada o IP ficará livre para o uso em outra.

Considerando um modelocliente-servidor, o DHCP trabalha da seguinte forma:

Ao conectar a rede o cliente envia um pacote com um pedido de configurações DHCP.

Itens incluídos em uma mensagem DHCP
OP
HTYPE
HLEN
HOPS
ID DE TRANSAÇÕES
SEGUNDOS
FLAGS
ENDEREÇO IP DO CLIENTE
SEU ENDEREÇO IP
ENDEREÇO IP DO SERVIDOR
ENDEREÇO IP DO ROTEADOR
ENDEREÇO DE HARDWARE DO CLIENTE (16 OCTETOS)
NOME DO HOST DO SERVIDOR(64 OCTETOS)
NOME DO ARQUIVO DE PARTIDA (128 OCTETOS)
OPÇÕES (VARIÁVEL)
Os campos da mensagem DHCP:

OP - Numa mensagem DHCP, uma solicitação e uma resposta possuem os mesmos campos. O que as diferenciam é o conteúdo deste campo. A informação um indica uma solicitação, a informação dois indica uma resposta
HTYPE - Informa o padrão de rede utilizado pelo adaptador de rede
HLEN -Informa otamanho do endereço MAC do adaptador de rede
HOPS - Quantidade de roteadores pelos quais a mensagem deverá passar
ID DE TRANSAÇÕES - Número de identificação da mensagem
SEGUNDOS - Quantidade de tempo em segundos desde que o cliente fez a inicialização
FLAGS Utilizado para "setar" opções especiais de resposta às solicitações
ENDEREÇO IP DO CLIENTE - Em uma solicitação o cliente informa o seu...
tracking img