Servidor dhcp e dns

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SDynamic Host Configuration Protocol (DHCP)

O DHCP ("Dynamic Host Configuration Protocol" ou "protocolo de configuração dinâmica de endereços de rede") permiteque todos os micros da rede recebam suas configurações de rede automaticamente a partir de um servidor central, sem que você precise ficar configurando os endereçosmanualmente em cada um. Resumidamente, o DHCP opera da seguinte forma:
* Um cliente envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com umarequisição DHCP (para a porta 67);
* Os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar numa série de critérios — ver abaixo)para a porta 68 do Host solicitante com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP, uma máscara de rede e outros dados opcionais, comoo gateway, servidores de DNS, etc...
O DHCP usa um modelo cliente-servidor, no qual o servidor DHCP mantém o gerenciamento centralizado dos endereços IP usados na rede.Domain Name System (DNS)

Funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP eendereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado.
* Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a Internetnão funcionaria. 
* Existe uma organização responsável por atribuir nomes de domínios e endereços IPS em escala mundial. Trata-se da ICANN (acrônimo em inglês paraCorporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), uma entidade sem fins lucrativos que tenta manter todos os sites registrados funcionando na internet.
tracking img