Servico social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade IV
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL.
Profa. Amarilis Tudella
Unidade IV
♣ Nesta unidade será finalizada a exposição sobre a evolução do serviço social até o período contemporâneo.
♣ Nas décadas de 1980 e 1990, o serviço social encontra seu ápice, pois a revisão profissional, latente nas décadas anteriores, se concretiza.
♣ 1990 rompe com oconservadorismo.
♣ Novas demandas são colocadas para o serviço social, exigindo novas legislações e políticas.
Unidade IV
♣ O serviço social na cena contemporânea tem sua direção voltada à defesa da classe trabalhadora e do trabalho, dentro do processo de reprodução da vida material e dos modos de vida.
♣ É comprometido com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social,lutando pelos direitos e cidadania, em direção do desenvolvimento social inclusivo.
A renovação do Serviço Social
♣ Anos 1960 até 1970: ampliava-se a área de atuação do assistente social, juntamente com o aumento das demandas pelos serviços e políticas sociais.
♣ Avanços nos âmbitos acadêmico, profissional e organizativo; devido também a uma aproximação com os fundamentos da teoria da modernizaçãopresente nas ciências sociais.
A renovação do Serviço Social
♣ Serviço social: inserção no âmbito universitário, diálogo com as disciplinas das ciências sociais, criação e expansão da pós-graduação, com a implantação dos cursos de mestrado e doutorado no início dos anos 1970.
♣ O evento que marcou essa ruptura histórica da profissão com o perfil conservador foi o III Congresso Brasileiro deAssistentes Sociais, realizado em São Paulo, em 1979.

A renovação do Serviço Social
♣ O “Congresso da Virada”, que marcou o questionamento da organização conservadora da profissão.
♣ O congresso realizou a crítica ao conservadorismo, ao capitalismo e à autocracia burguesa, firmando compromisso com a classe trabalhadora e com transformações radicais da sociedade.
♣ Foi a primeira expressão naconstrução de um projeto ético, político e profissional que pudesse orientar a ação profissional, situando como determinante da desigualdade.
A renovação do Serviço Social
♣ No final da década de 1970, no contexto das greves operárias do ABC, da reorganização da sociedade civil e do avanço dos movimentos populares, a crise da ditadura já se expressava com
maior intensidade.
♣ A transiçãodemocrática reaviva no serviço social a vertente comprometida com o projeto democrático-popular, explicitando a dimensão política e o significado social da profissão.
A renovação do Serviço Social
♣ O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, ocorrido entre os dias 23 a 28 de setembro do ano de 1979, no Anhembi em São Paulo, é chamado “Congresso da Virada”, pois a postura crítica dos assistentessociais foi o que deu suporte à construção do desenvolvimento crítico do serviço social brasileiro.


A renovação do Serviço Social
♣ Esse congresso representou um momento de grandes mudanças para a profissão, abrindo novos horizontes de luta pela democracia, vinculado à classe trabalhadora na luta pelos direitos
humanos, atrelado aos movimentos sociais e outras associações.
♣ Osrepresentantes das autoridades do regime militar foram destituídos da comissão de honra e substituídos por dirigentes de movimentos sindicais e populares, dentre eles: Luís Inácio Lula
da Silva.
A renovação do Serviço Social
♣ Esse fato histórico teve grande repercussão na categoria profissional, constituindo um marco no processo de politização e mobilização de profissionais e estudantes de serviçosocial.
♣ Culminando com a criação da Associação Nacional de Assistentes Sociais (ANAS) no ano de 1983.
A renovação do Serviço Social
♣ A partir desse congresso, houve um repensar pelos próprios profissionais sobre a atuação profissional e um novo projeto ético, político e profissional, demarcando-se a direção social da
profissão – ao lado da classe trabalhadora – e não mais atendendo ao...
tracking img