sertanejo aloprado

5012 palavras 21 páginas
Nota: Para outros significados, veja
Banana (desambiguação) .
Banana
Bananas-caturras
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão : Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Zingiberales
Família : Musaceae
Género : Musa
Espécies
Origem híbrida
Banana, pacoba ou pacova 1 é uma pseudobaga da bananeira , uma planta herbácea vivaz acaule da família Musaceae
(género Musa - além do género Ensete , que produz as chamadas "falsas bananas"). São cultivadas em 130 países. Originárias do sudeste da Ásia são atualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta. Vulgarmente, inclusive para efeitos comerciais, o termo "banana" refere-se às frutas de polpa macia e doce que podem ser consumidas cruas. Contudo, existem variedades de cultivo, de polpa mais rija e de casca mais firme e verde, geralmente designadas por plátanos , em língua espanhola , banana-pão ou banana-da-terra , em português, ou plantains , em inglês, que são consumidas cozinhadas (assadas, cozidas ou fritas), constituindo o alimento base de muitas populações de regiões tropicais. A maioria das bananas para exportação é do primeiro tipo, ainda que apenas 10 a 15 por cento da produção mundial seja para exportação , sendo os Estados Unidos e a
União Europeia as principais potências importadoras. As bananas formam-se em cachos na parte superior dos "pseudocaules " que nascem de um verdadeiro caule subterrâneo ( rizoma ou cormo) cuja longevidade chega a 15 anos ou mais. Depois da maturação e colheita do cacho de bananas, o pseudocaule morre (ou é cortado), dando origem, posteriormente, a um novo pseudocaule.
As pseudobagas formam-se em "pencas" com até cerca de vinte bananas. Os cachos de bananas, pendentes na extremidade do falso caule da bananeira, podem ter 5 a 20 pencas e podem pesar de 30 a 50 kg. Cada banana pesa, em média, 125g, com uma composição de 75% de água e 25% de matéria seca.
Bananas são fonte apreciável de vitamina A ,

Relacionados

  • Portugues
    16627 palavras | 67 páginas
  • A Decada Perdida Dez Anos De Marco Antonio Villa 1
    61844 palavras | 248 páginas
  • Código da vida
    165040 palavras | 661 páginas