Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 67 (16627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LÍNGUA PORTUGUESA

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
ORIENTAÇÃO PARA AS QUESTÕES DE TEXTO 1. Ler duas vezes o texto. A primeira para ter noção do assunto, a segunda para prestar atenção às partes. Lembrar-se de que cada parágrafo desenvolve uma idéia. 2. Ler duas vezes o comando da questão, para saber realmente o que se pede. 3. Ler duas vezes cada alternativa para eliminar o que éabsurdo. Geralmente um terço das afirmativas o são. 4. Se o comando pede a idéia principal ou tema, normalmente deve situar-se no primeiro ou no último parágrafo - introdução ou conclusão. 5. Se o comando busca argumentação, deve localizarse nos parágrafos intermediários desenvolvimento. 6. Durante a leitura, pode-se sublinhar o que for mais significativo e/ou fazer observações à margem do texto. Texto 1Sinhá Vitória falou assim, mas Fabiano resmungou, franziu a testa, achando a frase extravagante. As aves matarem bois e cabras, que lembrança! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando. (GR. Vidas Secas.) 1. Com relação à tipologia e estrutura textuais, julgue os itens abaixo. a) Trata-se de um texto predominantemente narrativo. b) Não há quaisquer índices de descrição.c) Há no texto a presença do narrador externo ou com visão exterior, apenas. d) Percebe-se no texto a presença do discurso indireto livre. e) O vocábulo tresvariando traduz a idéia de inferioridade. Leia os textos seguintes. Pausa Poética Texto 2 Sujeito sem predicados Objeto Sem voz Passivo Já meio pretérito Vendedor de artigos indefinidos Procura por subordinada Que possua alguns adjetivos Nemprecisam ser superlativos Desde que não venha precedida De relativos e transitivos Para um encontro vocálico Com vistas a uma conjugação mais que perfeita E possível caso genitivo (S.P) Texto 3 Sou divorciado - 56 anos desejo conhecer uma mulher, desimpedida, que viva só, que precise de alguém muito sério para juntos serem felizes. 800.0031 (discretamente falar com Astrogildo) (O Popular. Goiânia,25/9/99.) 2. Com base na leitura dos textos 2 e 3, julgue os itens subseqüentes. a) No texto 2, o eu-lírico usa da metalinguagem para caracterizar o sujeito e o objeto de sua procura. b) Nos dois textos percebemos a utilização do aspecto descritivo. c) Há no texto 3 a presença da função referencial da linguagem. d) A expressão meio pretérito, do texto 2, fica explicitada cronologicamente nalinguagem referencial do texto 3.

Página 1 de 36.

e) Na leitura dos dois textos, pode-se afirmar que ambos expressam a mesma visão idealizada e poética do amor. 3. Ainda em relação à leitura dos textos 2 e 3, julgue os itens. a) A expressão "Desde que não venha precedida de relativos e transitivos", no texto 2, tem seu correlato em "mulher desimpedida, que viva só", do texto 3. b) No texto 2tem-se a presença ela linguagem metafórica. c) O vocábulo por (texto 2) estabelece idéia de causalidade. d) A função poética da linguagem está presente apenas no texto 3. e) A expressão "desde que" (texto 2) estabelece idéia de causalidade.
Leia o texto a seguir e faça o que se pede. Texto 4 A proteção dos inocentes No limiar do século 21. as crianças e as mulheres integram a maioria esmagadura dasvítimas da pobreza e da violência cm todo o mundo. As afrontas aos direitos das crianças podem variar de região para região. Nos países pobres, elas caracterizam-se pela desnutrição, pela carência de cuidados com a saúde e educação, ou pela ausência absoluta de outros indicadores de desenvolvimento humano. Não sei se, para ventura ou desventura dos brasileiros, o Brasil é. um país de contrastes.Figura entre as dez maiores economias do mundo, e. no entanto. não distribui coar equanimidade a sua renda interna. Sua Constituição é tida como mais avançada no que diz. respeito aos direitos sociais. Não obstante, seus indicadores ele desenvolvimento humano, revelam que ocupa apenas o 72º lugar no escalão dos 174 países pesquisados, sendo pouco satisfatórios os índices relativos aos atendimentos...
tracking img