Obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANA CLAUDIA PENELVA DE ALBUQUERQUE
JACILENA MARIA DE OLIVEIRA GOMES

OBESIDADE INFANTIL: As dificuldades da criança em relação à obediência de regras impostas por uma dieta alimentar

“A pessoa obesa ignora o seu corpo. Este
torna-se extremamente aversivo, frente à
campanha do corpo perfeito. Assim, ela nega-o
como via de acesso ao mundo”.
(Vera Lúcia Menezes da Silva )

RESUMO
Oexcesso de peso e a obesidade têm ameaçado a saúde de um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo, superando até mesmo a desnutrição e as doenças infecciosas, boa parte destes indivíduos ainda se encontram na fase da infância. O presente trabalho objetivou analisar quais as dificuldades enfrentadas por crianças obesas em seguir regras estabelecidas por um regime alimentar. Participaram desteestudo quatro crianças na faixa etária de 7 à 11 Anos, que estão em tratamento contra obesidade e suas respectivas mães responsáveis pelo cumprimento da dieta. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, sendo que os relatos das mães foram acrescentados com o intuito de contrastá-las com os relatos das crianças, em uma tentativa de aprofundar a análise proposta. Concluindo-seque devido a criança apresentar história anterior de consumo de alimentos calóricos; a não modificação da alimentação dos outros membros da família e também pela forma como a mãe esclarece e administra a dieta, não estabelecendo reforços próximos, contribuíram para que a criança apresente dificuldades no segmento da dieta. Desta forma, confirmando a literatura disponível na abordagem analíticacomportamental acerca da relação entre regras e contingências.
Palavras-chave: obesidade, regras, hábitos alimentares, regime alimentar.

SUMÁRIO
Introdução .....................................................................................................
08
Metodologia ..................................................................................................
13
Resultados....................................................................................................
15
Discussão ......................................................................................................
21
Referências Bibliográficas..............................................................................
24
Anexos..........................................................................................................
25

INTRODUÇÃO
De acordo com Fisberg (2000), a obesidade pode ser considerada um acúmulo de tecido gorduroso, localizado em certas partes ou em todo o corpo, causado por distúrbios genéticos ou metabólicos (hormonais), ou por alterações nutricionais. Na verdade, a condição responsável por praticamente todos os casos de obesidade é o excesso de consumode alimentos ricos em gorduras e calorias, associado a uma redução acentuada da atividade física.
Os indivíduos obesos apresentam-se com maior quantidade de tecido gorduroso pelo organismo e essa distribuição da gordura é variável de pessoa para pessoa. E essa variação da gordura altera o risco de doenças associado ao excesso de peso. Existem dois tipos básicos de distribuição de gordura. Agordura pode concentrar-se na região subcutânea abaixo da pele, particularmente da cintura para baixo, e chamada de obesidade Ginóide, que acontece mais a mulheres, chamada também de obesidade em forma de pêra ou, ainda obesidade sub cutânea. A gordura pode ainda concentrar-se no abdômen, profundamente entre as vísceras, é chamada de obesidade andróide, porque acontece mais aos homens, ou obesidade deforma de maçã ou ainda obesidade visceral (CIÊNCIA HOJE, 2000).
Estudos oficiais realizados em 1989, pelo Ministério da Saúde, mostram que 4,6% das crianças apresentam excesso de peso. Mas, segundo
Acatauassu ( apud DIÁRIO DO PARÁ,1999, p.16), dados extra-oficiais demonstram que este número já subiu para 15%.
No caso da população infantil, a obesidade causa uma série de alterações não só...
tracking img