Serralheria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Serralheria

Apresentação do Negócio
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado.Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
Serralheria é um processo em padrões reduzidos da metalurgia, pois nesse segmento trabalha-se com metais, na maioria das vezes de forma relativamente artesanal.
A metalurgia é o conjunto de técnicas que o homemdesenvolveu com o decorrer dos tempos que lhe permitiu extrair e manipular metais e gerar ligas metálicas. Os primeiros metais a serem descobertos foram os metais nobres, que por não reagirem com outros elementos podiam ser encontrados na sua forma bruta na natureza. Esses metais passaram a ser trabalhados quando se descobriu que o calor poderia amolecê-los. Acredita-se que, por volta de 2.500a.C., surgiram as primeiras ligas metálicas, com a adição de estanho ao cobre, gerando o bronze - uma liga metálica que tinha propriedades superiores às do cobre.
O uso do ferro demorou um pouco mais para começar a ser trabalhado, pois na natureza é encontrado na forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma delingotes. Adicionando-se carbono dá-se origem a várias formas de aço.
O aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%. Distinguindo-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%. A diferença fundamental entre ambos é que o aço, pela sua ductibilidade, éfacilmente deformável, enquanto que uma peça em ferro fundido apresenta-se muito fragil quando submetido à tração.
Uma serralheria produz esquadrias, portões, grades, entre outros produtos, utilizando-se do ferro e, mais recentemente, do alumínio como matéria prima básica. A maioria das serralherias trabalha por ordem de serviço, ou seja, por encomenda, sendo que boa parte de seus consumidores são depessoas físicas. É um trabalho que pode ser feito por conta própria que é muito mais rentável, e onde você será seu próprio patrão.
O ramo de serralheria é uma atividade com crescimento contínuo, principalmente com a estabilidade econômica nacional em que as construções têm aumentado substancialmente, da mesma forma que tem crescido também as reformas.
Assim o segmento de serralheria apresentaboas opções para recepcionar novos empreendedores, mas o ponto principal é a prestação de serviços com qualidade e com cumprimento de prazos acordados com os clientes. Isto porque invariavelmente a visão que grande parte dos clientes tem dos profissionais desse negócio não é a mais satisfatória, principalmente no que tange ao não cumprimento de prazos e também de que os serviços contratados, porvezes, são entregue de forma diferente do que foi solicitado ou com acabamento rústico. Isso acaba por denegrir a imagem de todo um grupo de prestadores de serviços do ramo de serralheria.
O Início de um novo negócio: um alerta ao empreendedor – Parte 1
Para não fracassar
Em pesquisa de 1999, o SEBRAE-SP constatou que 35% das empresas fracassam no primeiro ano de operação, e 71 % não conseguemchegar a cinco anos de vida.
Em comum, essas empresas apresentaram sinais de que foram deficientes principalmente em duas questões fundamentais: estruturação do negócio, ou planejamento prévio, e administração.
Estruturação do negócio e processo de gestão são aspectos que você realmente precisa se desafiar a conhecer e dominar. Todo esforço que fizer para aprender, tanto com as empresas que...
tracking img