Serpentinito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Departamento de Engenharia de Minas





Relatório Final de Estágio

Caracterização Mineralógica



















Autor: Leandro Ferreira
Orientador: Dr. Raul Zanoni Lopes Cançado





Conteúdo
Introdução 3
Objetivo 3
A Pedras Congonhas 4
História 4
Localização e acessos 5
O Mineral 5
Beneficiamento 6
Fluxograma:7
Caracterização 8
Densidade 8
Análise Granulométrica a Laser: 9
Análise Química 11
Microscopia eletrônica de varredura-microanálise (MEV) 12
Difração de raios-X 16
Conclusão 17
Bibliografia 18





Introdução

A Mineração Pedras Congonhas Extração Arte e Indústria LTDA trabalha com explotação de serpentinito para uso siderúrgico, como fundente no processo de sinterização e altoforno, além de utilizá-lo como agregado na construção civil.

Há alguns anos a Mineração Pedras Congonhas trabalha para desenvolver novas aplicações para seu minério, e em algumas aplicações um grande obstáculo encontrado é uma parte ferrosa (cerca de 10%) contida na rocha. Segundo Klein & Hurlbut (1999) as serpentinas aparecem freqüentemente associadas a cromita (FeCr2O4), magnetita (Fe3O4) emagnesita (MgCO3).

A instalação de filtros de mangas na usina de beneficiamento com o objetivo de capturar os finos gerados pelo processo de cominuição da rocha levantou a hipótese do próprio ciclone estar separando a fração ferrosa da não ferrosa, visto que a diferença de densidade dos minerais portadores de ferro é significativa, sendo assim acredita-se que a parte mais densa é levada para ounder do ciclone e a outra segue para ficar retida nas mangas.

Objetivo

O objetivo do presente estudo é caracterizar mineralogicamente duas amostras de minério de serpentina, ambas do sistema de despoeiramento da empresa, uma capturada pelo filtro de mangas e a outra na saída do ciclone.

Neste trabalho tentaremos levantar o máximo de informações sobre os materiais a fim de descobrir se afração ferrosa do minério pode ser separada através desse sistema.




A Pedras Congonhas

História

A Pedras Congonhas Extração Arte Indústria Ltda. é uma empresa fundada em 14 de maio de 1971, no município de Nova Lima, no Estado de Minas Gerais, tendo atualmente como sócio-gerente o Sr. Ottavio Raul Domenico Riberti Carmignano.

Originalmente a empresa objetivava a extração de pedraspara fins ornamentais (confecção de obras de arte e corte em teares). Com o aumento de conhecimento e tecnologia de explotação de seu minério, o Serpentinito, devido a sua homogeneidade química, começou a ser aproveitado como insumo para sinterizações - unidades produtivas de siderurgias a coque integradas cujo produto é o sínter, matéria-prima para a fabricação de ferro gusa.

No início,somente o material friável era utilizado. O material compacto era considerado estéril. Atualmente o material compacto é utilizado para a fabricação de agregados para a construção civil.

Hoje, a empresa se destaca como fornecedor de material siderúrgico de qualidade, para empresas expressivas como GERDAU AÇOMINAS E USIMINAS, e como fornecedor de agregados para depósitos de material de construçãolocalizados nas cidades de Nova Lima, Rio Acima, Brumadinho, Raposos, Itabirito e Belo Horizonte.

Para o desempenho de suas atividades, a empresa dispõe de perfuratrizes, escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras, compressor, caminhões, trator, britadores, moinhos, peneiras e correias transportadoras, perfeitamente adequadas às condições de trabalho.







Localização e acessosA jazida localiza-se à Rua Projetada, s nº, Distrito do Rio do Peixe, no município de Nova Lima, no estado de Minas Gerais. Fica entre as coordenadas geográficas de latitudes e longitudes.

Ponto Latitude Longitude
1 20° 07’18.9”S 43° 52’06.9”W
2 20° 07’18.9”S 43° 52’57.6”W
3 20° 05’25.8”S 43° 52’29.0”W
4 20° 05’25.6”S 43° 52’06.9”W
5 20° 06’20.0”S 43° 52’25.0”W

A jazida encontra-se à...
tracking img