Serotonina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DOM ALBERTO

TRABALHO DE PESQUISA: SEROTONINA

Aldina de F. Tedeschi

DISCIPLINA: Desenvolvimento do Pensamento e da linguagem
PROFESSORA: Gilca
UNIDADE: PROGRESSO

Setembro de 2011
TRABALHO DE PESQUISA: A SEROTONINA

A Serotonina é um neurotransmissor que conduz a transmissão de um neurônio para outro.
A Serotonina é um composto orgânico encontradoprimeiramente no sangue e em 1948 foi parcialmente purificada, cristalizada e nomeada. Mais tarde houve na natureza e em outras partes do corpo além do sangue.
Foi encontrada também em picada de vespa, no veneno do escorpião e em uma variedade de alimentos, tais como abacaxi, banana ameixas, nozes, peru, presunto, leite e queijo. Além disso, encontrada no intestino humano, plaquetas e cérebro. Seupapel no organismo é como um neurotransmissor no cérebro. Sua falta pode causar carência de emoção racional, sentimentos de irritabilidade e menos valia, crises de choro, alterações do sono e uma série de outros problemas emocionais.
A Serotonina é uma substância chamada de neurotransmissor e existe naturalmente em nosso cérebro, tendo como função conduzir a transmissão de uma célula nervosa(neurônio) para outra. A Serotonina está intimamente relacionada aos transtornos do humor, ou afetivos e a maioria dos medicamentos chamados antidepressivos agem produzindo um aumento da disponibilidade dessa substância no espaço entre um neurônio e outro.
A serotonina desempenha importantes funções no sistema nervoso, tais como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, datemperatura corporal, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas, também regula a saciedade de alimentos.
É interessante destacar que de fato alguns neurotransmissor, notadamente a Serotonina, noradrenalina e dopamina estão muito associadas ao estado afetivo das pessoas. A teoria dessa pesquisa procura embasar de que a depressão depende de baixos níveis da Serotonina, tomaram comoponto de partida a observação de que uma dieta livre de triptofano, a ponto de produzir um pico plasmático muito baixo deste aminoácido, resultava em um estado depressivo moderado (Charney) O triptofano é um precursor natural da Serotonina.
Os antidepressivos são drogas que aumentam o tônus psíquico melhorando o humor e, consequentemente, melhorando o desempenho da pessoa de maneira global.Acredita-se que o efeito antidepressivo se dê as custas de um aumento da disponibilidade de neurotransmissores no SNC, notadamente da serotonina (S-HT), da noradrenalina ou norepinefrina (NE) e da dopamina (DA_ . ao bloquear receptores 5 HT2 da serotonina, os antidepressivos também funcionam como drogas antienxaqueca.
O local de ação dos antidepressivos, principalmente os triciclos é nositema límbico aumentando a noradrenalina e a serotonina na fenda sináptica. Este aumento da disponibilidade dos neorotransmissores na fenda sináptica é conseguido através da inibição na recaptação destas aminas pelos receptores présinápticos.

Outras Funções
Também na regulação geral do organismo a Serotonina tem um papel importante.
A Serotonina é um dos principaisneurotransmissores do núcleo supraquiasmático hipotalamico, regulador central de todos os ritmos endógenos circadianos. Influi assim, na regulação do eixo hipotálamo-periférico.
A temperatura corporal, por exemplo, controlada que é no Sistema Nervoso Central (SNC) recebe uma influência muito grande dos níveis de serotonina. Isso talvez possa explicar porque algumas pessoas têm febre de origem emocional,predominantmente as crianças. A serotonina produz um efeito duplo sobre a temperatura corporal, de acordo com o tipo de neuroreceptor estimulado. O neuroreceptor 5-HT1 reduz a temperatura corporal (hipotermia) e o neuroreceptor 5-HT2, ao contrário, eleva a temperatura (hipertermia). É durante a fase de ondas lentas do sono que se produz o pico mínimo da temperatura corporal.
Também...
tracking img