Sermoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
III
-Senhores meus, somos entrados a força do evangelho na mais grave e mais útil matéria que tem este estado. Matéria em que vai a salvação da alma: vede se é grave e se é inútil. É a mais grave,é a mais importante, e menos gostosa. Por esta ultima razão, tinha eu determinadoi nunca vos falar nela, e, por isso também, de não subir ao púlpito. Subir ao púlpito para dar desgosto, não é do meuânimo. Por outra parte, subir ao púlpito, e não dizer a verdade, é contra o ofício, principalmente a mim que tenho dito tantas verdades e com tanta liberdade. Por esta cauda resolvi trocar um serviço deDeus por outro, e ir-me doutrinar os índios por essas aldeias.

-Estando nesta resolução até quinta-feira, houve pessoas que me obrigaram a que quisesse pregar na cidade esta quaresma. Prometi-o umavez, e arrependi-me muitas, porque me tornei a ver na mesma perplexidade. Sempre a minha boa intenção parece que estava segura. Pergunto-vos: qual é melhor amigo? Aquele que vos avisa do perigo, ouaquele que, por vos não dar pena, vos deixa perecer nele? Todas estas razões tinha por mim, mas não acabava de me deliberar.

-Fui à sexta-feira pela manhã dizer Missa por esta tenção, para que Deusme alumiasse, e me inspirasse o que fosse mais glória sua, e ao ler da Epístola me disse Deus o que queria que fizesse, com as mesmas palavras dela. São Isaías no capítulo cinquenta e oito.Sabeis, cristãos, sabeis, nobreza e povo do Maranhão, o qual é o jejum que quer Deus de vós esta quaresma? Que solteis as ataduras da injustiça, e que deixeis ir livres os que tendes cativos e oprimidos.Estes são os que Deus me manda que vos anuncie:
Todos estais em pecado mortal, todos viveis e morreis em estado de condenação, todos vos ides direitos ao inferno. Já lá estão muitos, e vós tambémestareis cedo com eles, se não mudardes de vida.

Sabeis quem traz as pragas ás terras do Egito? Cativeiros injustos. Quem trouxe ao Maranhão a praga dos holandeses?
Falta de fé é causa de tudo. Se...
tracking img