Cultura erudita x popular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura Erudita X Cultura Popular
Práticas Discriminatórias

Discriminação Racial

O clipe do cantor Alexandre Pires gerou uma grande polêmica, ao usar clichês e estereótipos contra a populaçãonegra, contribuindo para a permanência histórica do racismo e de práticas de inferiorização dessa população. No clipe aparecem homens vestidos de macacos, e negros sofrem diariamente com esse tipo depreconceito, pessoas racistas usam ‘’macaco’’ como termo pejorativo, dando a entender que os negros possuem um QI baixo e má aparência e ao mostrar isso explicitamente em um clipe, estamos não sóagredindo boa parte da população como também estamos incentivando a prática do racismo.

Determinismo Biológico

Características como cor da pele, olhos e seu cabelo são suficientes para dizer o quevocê é, e o estado onde você vive define o seu caráter?
Isso é equivocado, pois existem cariocas metidos, paulistas preguiçosos, gaúchos malandros e mineiros gays. Nós realmente temos tendência a serparecidos com as pessoas que nos rodeiam, nós temos tendência a espelhar aquilo que é visto diariamente em nosso convívio social, mas o que vale mesmo é o aprendizado, os valores que nos forampassados desde quando éramos pequenos. A grande verdade é que aspectos genéticos não determinam diferenças culturais, ele serve apenas para legitimar vários preconceitos em relação a uma cultura,preconceitos que podem estar enraizados no senso comum.

Funk não é cultura

Essa imagem representa a maneira como diversos estilos musicais sofrem preconceitos e são julgados pela sociedade, a visão que boaparte das pessoas tem da cultura de determinado povo e a maneira como menosprezam ela. Darei ênfase ao funk que hoje em dia sofre muito preconceito e é ridicularizado por muitos, inclusive em nossomeio.
Como ajuda para o trabalho, a senhora mostrou uma imagem do personagem humorístico Willy Wonka, onde diz: ‘’Diga-me como ele ensina o jeito correto de tratar, amar e respeitar uma mulher. Ou...
tracking img