Sermao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Quatro sabias atitudes de quem que vencer
Texto: Pv 30. 24 – 28
Introdução: Estamos no inicio do ano de 2011 e todos deseja, almejam conquistarem bençãos, realizar projetos, sonhos mas para isso e preciso termos atitudes.
Transição: O sábio Salomão quando escreveu o livro de Provérbios no capitulo 30, vs 24 a seguir, fala de quatro coisas muito pequenas na terra que, porém, são maissábias que os sábios e é com estas quatro coisas que podemos aprender algumas atitudes para nos tornarmos vencedores. Vejamos e então quais são:
1 - Prepara-nos para dias difíceis
vs. 25 “as formigas, povo sem força; todavia, no verão preparam a sua comida;”
Salomão destaca a formiga por sua capacidade de antecipar-se, de trabalhar duro no verão estocando comida para depois, no inverno, não morrerde fome.
a) O cristão precisa estar preparado para enfrentar dias difíceis, (1º Samuel 17)
b) Outra qualidade das formigas: Esforço (é proporcionalmente o animal mais forte que existe, pois carrega folhas e objetos que têm muitas vezes o seu peso).
c) O crente tem que ser uma pessoa esforçada
“Esforça-te e tem bom ânimo; não temas nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo,por onde quer que andares.” Js 1. 9
Muitos vivem dizendo: Eu quero, eu quero, mas nunca toma uma decisão
2 - Edificar-nos na Rocha (Cristo)
vs. 26 “os arganazes, povo não poderoso; contudo, fazem a sua casa nas rochas;”
Arganazes são pequenos roedores (era uma espécie pequenina de coelho selvagem que habitava nas fendas das rochas.)
Por isso Salomão o usa como modelo de investimento emsegurança e estabilidade. Era sua disposição de fazer a casa nas rochas que o protegia dos predadores muito maiores que ele.
Mt 7. 24 e 25 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porqueestava fundada sobre a rocha.”
Ef 2. 20 “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina;”
1ª Pd 2. 6 “Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.”
Precisamos nos esforçar para conquistar situações de estabilidade, assim como osarganazes se esforçavam para viver nas rochas. E para o Cristão viver na rocha e estar em Cristo, e viver a vontade de Deus conforme sua palavra
a) Há coisas que podem trazer estabilidade financeira:
* Ser fiel nos dízimos e ofertas - Ml 3. 10 “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eunão vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.”
* Valorizar o trabalho.
O cristão deve trabalhar com diligência, mas jamais deve fazer do trabalho um deus.

b) Estabilidade familiar

* Investir na educação dois filhos - Pv 22. 6 “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviarádele.”
* Respeito mutuo entre o casal - Ef 5. 22 – 25 “Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristoamou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,”
* Hebreus 13. 1 “Seja constante o amor fraternal” (carinho expressado por uma mãe aos filhos, um irmão aos outros irmãos, é o amor de um lar bem estruturado.,amor em familia, pai, mãe e irmãos.)

c) Estabilidade ministerial
* Lutar e ser fiel - Eclesiastes 9. 10 “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas...
tracking img