Sergei eisenstein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMUMICAÇÃO SOCIAL
5o SEMESTRE – NOTURNO

PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM CINEMA E VÍDEO
Marcela Tamm

SERGEI EISENSTEIN

Rosivaldo Moreira da Silva
Brasília-DF, 19 de outubro de 2011.

SergeiMikhailovich Eisenstein nasceu em 23 de janeiro de 1848, em Riga, Letônia. É considerado um dos maiores cineastas do início do século XX, sendo um dos responsáveis pela consolidação da linguagem daimagem em movimento. Foi um dos principais nomes do construtivismo russo, considerado o grande inovador da montagem cinematográfica.
Filho de um engenheiro estudou ciências para seguir os passos dopai. Em 1915, foi para o Instituto de Engenharia Civil de Petrogrado, onde assistiu às produções teatrais vanguardistas de Meyerhold e Yevreinov. Em 1917 interrompe o curso de engenharia para servir noExército.
Durante o serviço militar, torna-se caricaturista e, a partir de 1921, trabalha como cenógrafo no teatro moscovita. Realiza vários filmes com o objetivo de difundir os ideais da RevoluçãoRussa, como A Greve (1924) e sua obra-prima O Encouraçado Potemkin (1925). Além de cineasta, trabalhou como engenheiro para o exército vermelho russo. Em 1924, aos 26 anos, filmou o filme “A greve”, umfilme que unia arte e política.
Em 1927, filmou “Outubro”, um filme que demonstrava a sua teoria de montagem inaugurada por ele. Estas obras cinematográficas foram financiadas pelo governo e aomesmo tempo conseguiu trabalhar com surpreendente liberdade, apesar das críticas de Stalin a respeito de seus filmes.
Stalin achava que os filmes de Eisenstein não seguiam o “realismo soviético” impostopela Revolução Russa para conquistar as massas. Stalin submeteu mudanças no filme Outubro, o que desagradou o cineasta.
Depois da Revolução de 1917, fez cartuns políticos e entrou no corpo deengenharia do Exército Vermelho (formado por Trótski para defender a Revolução) como voluntário. Seu pai juntou-se ao Exército Branco (formado pelos grupos interessados em restabelecer o antigo regime...
tracking img