Serendipilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é:

Serendipidade é o ato de fazer descobertas relevantes ao acaso, em forma de aparentes coincidências. Pode significar algo como sair em busca de uma coisa e descobrir outra (ou outras), àsvezes até mais interessante e valiosa. Vem do inglês serendipity (de acordo com o Dicionário Houaiss), onde tem o sentido de descobrir coisas por acaso. 

A história da ciência está repleta decasos que podem ser classificados como serendipismo. O conceito original de serendipismo foi muito usado, em sua origem. Nos dias de hoje, é considerado como uma forma especial de criatividade, ou uma dasmuitas técnicas de desenvolvimento do potencial criativo de uma pessoa adulta, que alia perseverança, inteligência e senso de observação

É aceito no Brasil:

No Brasil ela é aceita , não há umadoutrina incontroversa sobre o assunto. Entende-se majoritariamente que a prova somente será válida quando se descobre "fato delitivo conexo com o investigado". Quando se descobre outra pessoa,distinta da que era investigada, a descoberta vale como prova desde que haja continência (entre eles), ou seja: é fundamental o "critério da conexão", mas impõe-se delimitar o grau de conexão necessáriopara que a prova seja admitida como válida; de outro lado, é de relevância ímpar a motivação (fundamentação) da decisão autorizadora da medida, porque nela deve vir descrita a situação objeto dainvestigação, assim como o sujeito passivo.

Logo, se o fato não é conexo ou versa sobre outra pessoa (que não tem nenhum vínculo com os fatos investigados), não poderá valer como prova, podendo, apenas,servir como fonte de prova, ou seja, notitia criminis para fundamentar uma nova investigação.


Por Quais Razões:

A Serendipidade pode ser denominada também de “encontro fortuito”,“descubrimientos casuales”, “descubrimientos acidentales” ou ainda “conhecimento fortuito de outro crime”, “novação do objeto da interceptação” ou “resultado diverso do pretendido” como menciona Damásio E. de...
tracking img