Ser.vico social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GUERREIRO, SILAS. CAPÍTULO 1: AS ORIGENS DO ANTROPOS. LIVRO: ANTROPOS E PSIQUE. EDITORA: OLHO D’ÁGUA, 2000.

Semana de 15-19 de fevereiro de 2010

O QUE É A ANTROPOLOGIA?
 

A antropologia, segundo a etimologia:   resumidamente é a ciência que busca conhecer o antropos, o humanos (Silas Guerreiro)   deriva do grego ά π ς antropos, (homem / pessoa) e ό ς logos (razão / pensamento) logia(estudo).   então poderíamos pensar que é a ciência preocupada com o fator humano e suas relações racionais. Isso ainda é muito geral e poderia englobar outras tantas áreas do conhecimento.

IMPORTANTE SABER QUE A ANTROPOLOGIA NÃO SE CONFUNDE COM A:
 

 

Arqueologia que é a ciência que busca registros fósseis de nossos ancestrais (restos humanos pré-históricos) para reconstruir anossa história no planeta, ou seja, estuda vestígios históricos através de escavações. Um arqueólogo estuda as culturas e os modos de vida humana do passado a partir da análise de vestígios materiais, normalmente estuda organismos mortos há mais de 11 000 anos. Paleontologia (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo) é a ciência natural que estuda a vida na terra e o seu desenvolvimentoao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis animais ou vegetais. Um paleontólogo, entre outras coisas, é um biólogo ou geólogo, e estuda restos ou vestígios de diversas formas de vida (animal, vegetal, etc.) através da análise do que restou delas e da sua actividade biológica: pisadas, fósseis, etc. AFINAL, O QUE É ANTROPOLOGIA?
  É

o conjunto de teorias (nem sempre concordantes) e de diferentes métodos e técnicas de pesquisa, que buscam explicar, compreender e interpretar as mais diversas práticas dos homens e mulheres em sociedade.   Seu OBJETO DE ESTUDO é muito amplo.   Entre as dissertações e teses de Antropologia, encontramos uma MULTIPLICIDADE DE TEMAS:
 

família,parentesco, memória, cidadania, ongs, ecologia, movimentos sociais, igrejas, cultura, viagem, artesanato, ...

COMO O HOMEM SOCIAL SURGIU?
1. 

TEORIA DO CRIACIONISMO hebraica e cristã:

  Visão        

Genesis - Deus criou Adão e do seu lado tirou Eva sua companheira; Seres humanos criados à imagem e semelhança do Criador; Únicos dotados de razão; Poder de domínio sobre os demais.

2.TEORIA EVOLUCIONISTA   Sec. XVIII Jean Lamark   Sec. XIX Charles Darwin escreveu “A origem das espécies” (1859) e 12 anos depois “A decendência do homem” incluindo os humanos no processo de evolução:   nos colocou na incomoda companhia de todos os outros animais.   Quando a ciência confirmou a teoria de Darwin, a solução foi nos colocar no topo da escala de evolução, como os mais evoluídos(teoria do evolucionismo).   DEBATE: homem X meio ambiente (água, vegetação, etc.). Bomba atômica. Ets (são feitos à nossa imagem e semelhança)   Há evolução, mas ela não representa necessariamente um positivo progresso evolutivo pois as mutações aleatórias da evolução dos seres vivos:   não são necessariamente para o melhor;   não caminham a partir de um plano pré-determinado;   não dependemdos seres humanos e;   pode ocorrer sem os seres humanos.

 

1977 Jacques Monod:   surgimento da vida, inclusive da espécie humana, para ele é fruto do acaso. Sigmund Freud:   ironizou o fato de que foram as grandes evoluções científicas que derrubaram a arrogância humana do pedestal, afastando nossa posição central e dominadora: 1.  1ª.REVOLUÇÃO COPÉRNICA: somos habitantes de um pequenoplaneta do sistema solar, um dos inúmeros sistemas que existem e nós giramos em torno do sol. Nesse sistema somos um planeta de 5ª grandeza periférica dentre bilhões de estrelas dentro das mais de 200 bilhões de galáxias. 2.  2ª.REVOLUÇÃO DARWINIANA: que nos colocou na escala de evolução comum a todos os demais seres vivos. 3.  3ª.REVOLUÇÃO FREUDIANA: que descobriu o inconsciente defendendo que...
tracking img