Resumo cap 17 dalgalarrondo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 17
DEFINIÇÔES

Vontade: dimensão intricada da vida mental, relacionada com as esferas instintiva, afetiva e intelectiva. Para alguns a vontade está relacionada ao desejo, consciente ou inconsciente. Relacionada filosoficamente por diversos autores, a vontade está na base de toda ação, pois essa seria a força motriz universal do desenvolvimento.
Instinto: resposta comportamentalpara melhor adaptação e sobrevivência de uma espécie.
Pulsão: segundo freud, uma resposta psicológica para um estímulo biológico, conjunto de elementos inatos e inconscientes de origem biológica e psicológicos que movem o individuo a vida e a morte.
Desejo: um querer, um anseio de natureza consciente ou inconsciente que visa sempre a satisfação. Diferencia-se das necessidades, pois estas são fixas,independente da cultura e da história individual, enquanto os desejos são moldados e transformados sócio-historicamente.
Inclinação: uma tendência a desejar intimamente relacionada a personalidade do individuo.
Motivação: conjunto de fatores que energizam e moldam o comportamento.
Ato volitivo ou ato de vontade
É traduzido pelas expressões “eu quero” ou “eu não quero” que caracterizam avontade humana e se dá como um processo chamado processo volitivo que passa por quatro etapas.
Processo volitivo
Fase de intenção ou propósito: nessa fase se esboçam as tendências e inclinações do indivíduo.
Fase de deliberação. O individuo faz uma análise básica do que seria positivo ou negativo, favorável ou desfavorável na sua decisão.
Fase de decisão propriamente dita: instante que demarca ocomeço da ação.
Fase de execução: fase final do processo volitivo, com o objetivo de consumar aquilo que foi decidido.
Alterações da vontade:
Hipobulia/abulia: diminuição e até abolição da atividade volitiva. O indivíduo fica sem pique, apático ou indiferente.
Ataraxia: indiferença volitiva e afetiva desejada e buscada ativamente pelo individuo.
atos impulsivos
São os atos voluntários, ondese abole abruptamente as fases de intenção, deliberação e decisão. Os impulsos patológicos são atos impulsivos de tipo instantâneos, explosivos e incontroláveis. Caracteriza-se por: ser realizado sem uma prévia intenção, deliberação e dcisão, ser realizado de forma que o indivíduo não perceba o ato como inadequado e ser geralmente associado a impulsos patológicos.
Atos compulsivos
Sãodiferenciados dos atos impulsivos por serem reconhecidos pelo individuo como indesejáveis e inadequados, e há a tentativa de refreá-los e adiá-los. Atos ou rituais compulsivos caracterizam-se por: desconforto subjetivo, sentido como indesejável, tentativa de desistir, sensação se alivio ao realizar o ato e freqüentemente associados a idéias obsessivas.
Tipos de impulsos e compulsões patológicasAutomutilação: impulso seguido de autolesão voluntária. Ex: tricotilomania, auto-enucleação e auto-amputação do pênis.
Frangofilia: impulso de destruir objetos que circundam o individuo, associado freqüentemente a estados de excitação intensa e agressiva.
Piromania: impulso de atear fogo a objetos, prédios, lugares, etc.
Impulso ou ato suicida. Envolve o desejo de se matar (impulso) sempre queencontrarmos pacientes depressivos deve-se investigar idéias suicidas.
Impulsos e compulsões relacionados a ingestão de drogas ou alimentos
Dipsomania: impulso ou compulsão periódica para ingerir grandes quantidades de álcool, até ficar inconsciente.
Bulimia: impulso irresistível de ingerir rapidamente grande quantidade de alimentos, e após isso induz vômitos ou toma laxantes.
Potomania: compulsãode beber água ou outros líquidos sem que haja sede exagerada. Difere da polidipsia porque nesta há sede exagerada devido alterações metabólicas no organismo.
Atos e compulsões relacionadas ao desejo e ao comportamento sexual
São atos impulsivos e compulsivos descritos como perversões sexuais, termo substituído por conter uma conotação moral e de valor.
Fetichismo: impulso e desejo sexual...
tracking img