Separar e purificar - exerto do site "notapositva"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEPARAR E PURIFICAR

Objectivos:
Nesta actividade prática laboratorial, o nosso objectivo é separar uma mistura homogénea de uma fase de água (estado líquido) e acetona (estado líquido), uma vezque não é aconselhável lançar directamente no esgoto esta mistura.
Para isso teremos de executar uma destilação. Para misturas com componentes com pontos de ebulição afastados, o processo adequando, oprocesso mais adequado seria uma destilação simples. No nosso caso, como os componentes possuem pontos de ebulição próximos (100 no caso da água e 56 no caso da acetona), o processo mais adequadoserá a destilação fraccionada.
Materiais:
Dois suportes universais, uma manta de aquecimento, um balão de destilação, uma coluna de fraccionamento, uma cabeça de destilação, um termómetro, uma rolha decortiça, um condensador, um recebedor, um balão de Erlenmeyer e tubos de borracha para entrada e saída de água fria.
Reagentes:
. Água e acetona (em mistura) e água fria.
Procedimento:
Paracomeçar a nossa actividade laboratorial, colocámos todos os materiais em cima da mesa. Começámos por colocar o balão de destilação com a mistura de água e acetona na manta de aquecimento, montando a colunade fraccionamento, a cabeça de destilação, o condensador e o recebedor. Por baixo do recebedor colocámos o balão de Erlenmeyer, para receber a acetona, que seria destilada. Depois do processo demontagem, ligámos a entrada de água, para que fosse possível a sua entrada no condensador. Com a ajuda de uma rolha de cortiça, colocámos o termómetro na cabeça de destilação, para que fosse possívelverificar a temperatura da mistura.
Chegada à temperatura de 56 oC a acetona começou a destilar. Depois de a temperatura ter subido acima dos 56 oC ou 57 oC, suspendeu-se a destilação, pois a acetona foiquase toda destilada.
Depois ficámos à espera que a temperatura subisse até aos 100 oC, pois só assim a acetona seria toda destilada, no entanto isso não aconteceu, podendo ter sido por diversas...
tracking img