Separador magnetico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relevância
A etapa rougher marca a 1ª etapa de concentração de uma mina, logo, é de extrema importância termos um equipamento, que atenda o nosso objetivo que é produzir um produto de Pellet Feed Fines. Especialmente no caso de um separador magnético que é um equipamento de alto custo sendo indispensável à realização de testes para termos certeza de que ele servirá para concentrar nossominério. Ao realizarmos estes testes também buscamos encontrar as melhores condições de funcionamento deste aparelho, e, conseqüentemente, uma melhor eficiência no processo de concentração.
1.8. Separação Magnética
O objeto maior deste trabalho é determinar a melhor rota de concentração para a produção de Pellet Feed Fines, no método de concentração magnética e estudar os efeitos das variáveisoperacionais com relação ao teor de sílica, recuperação mássica e de ferro. Para isso faremos testes com uma amostra de minério de ferro Fe2O3=50% e SiO2=50% em que variaremos as condições operacionais do aparelho. Com os dados destes testes faremos um gráfico de teor de SiO2 (eixo X) x recuperação em massa e de Fe (eixo Y) -> O gráfico responde qual é a eficiência de separação e evidencia os melhoresresultados. Usaremos também, gráficos da condição operacional (eixo X) x recuperação em massa e de Fe e teor de SiO2 (eixo Y) ->, onde o gráfico responde como variar a condição operacional para obter o teor e a recuperação desejados.
Objetivos
1. Determinar a melhor rota de concentração para a produção de Pellet Feed Fines.

2. Analisar os efeitos das variáveis operacionais comrelação ao teor de sílica, recuperação mássica e de ferro.

8. Separação Magnética
Todo método de concentração explora uma propriedade diferenciadora que nos possibilita separar duas ou mais partículas diferentes. No caso da separação magnética a propriedade diferenciadora explorada é o comportamento das partículas minerais sob a ação de um campo magnético. Os separadores magnéticos têm sidoutilizados em separações minerais do tipo magnetita e hematita de quartzo. Pode-se destacar, neste particular, a aplicação pioneira da separação magnética de alta intensidade a úmido, para o sistema hematita/quartzo, feita pela Companhia Vale do Rio Doce na usina de Cauê, implantada no inicio da década de 1970.
Os materiais podem ser classificados em dois grandes grupos, de acordo com suas característicasmagnéticas: materiais paramagnéticos e diamagnéticos. Deve se observar que alguns materiais podem ter o caráter paramagnético muito acentuado, sendo chamados ferromagnético. Estes materiais se caracterizam por ter uma alta susceptibilidade às forças magnéticas e por reter o magnetismo quando afastados de um campo magnético, a magnetita é um bom exemplo de mineral ferro magnético. Os materiaisdiamagnéticos são repelidos, ao longo das linhas de força magnética, para o ponto onde a intensidade deste campo é menor. O quartzo é um exemplo de mineral diamagnético.
Sob a ação de um campo magnético, os materiais paramagnéticos tendem a se alinhar, com as linhas de força sendo atraídas para os pontos de maior intensidade deste campo.
A separação industrial pode ser realizada em diversosequipamentos; separadores de alta intensidade de campo, a seco ou a úmido. Na figura 8.1 ilustra um separador magnético tipo Jones, de alta intensidade.
Figura 8.1: Separador Magnético tipo Jones

Este separador caracteriza por um campo magnético de alta intensidade criado por eletroímã. Ele é divido em dois níveis que trabalham simultaneamente, em cada nível existem diversas caixas de trabalho(contendo as matrizes magnéticas). Essas caixas de trabalho são constituídas por um conjunto de placas, ranhuradas e dispostas de forma paralela, que recebem a polpa de alimentação que é efetuado sob a ação do campo. A presença das placas reforça, de maneira muito significativa, o campo magnético aplicado através de gradiente de campo magnético criado, quando as linhas de força do campo magnético...
tracking img