Sensoriamento remoto
Estudo da Força
A foto apresenta uma pessoa fazendo força para empurrar o caixote. Para movimentarmos um corpo precisamos exercer uma força sobre ele.
O caixote só entrará em movimento se a força que o menino faz sobre ele for capaz de deslocá-lo.
Veja a foto. Para fazer o carro parar diante da faixa de pedestres, o motorista usou a força dos freios, isto é, uma força que diminui a velocidade do carro.
Ao acionar o freio, a velocidade do carro vai sendo reduzida até que ele pare.
Observe agora que o ferreiro está fazendo força para mudar a forma das chapas de ferro. Cada vez que ele bate, as chapas se deformam.
A chapa de ferro se deforma, adquirindo a forma de saca-rolhas, por causa da ação da força aplicada pelo ferreiro.
Características de uma Força
As três noções que acabamos de examinar definem o que é força. Você verá agora que toda força tem quatro características: 1. 2. 3. 4. ponto de aplicação; direção; sentido; intensidade.
Observe as fotos:
A força F está sendo aplicada num determinado ponto do carro.
Como você pode notar, a força F está sendo aplicada no carro ou no bloco de pedra num determinado ponto. Este é o ponto de aplicação da força.
Veja também que o carro é puxado numa linha horizontal, enquanto o bloco de pedra é suspenso numa linha vertical. As forças, portanto, estão atuando em direções diferentes: horizontal e vertical.
O carro está sendo puxado da esquerda para a direita. Ao ser puxado ele toma um determinado sentido. Mas este sentido pode ser mudado. O carro, por exemplo, pode ser puxado da direita para a esquerda, mantendo, porém, a mesma direção, ou seja, mantendo-se na linha horizontal.
Para puxar o carro é preciso uma força muito maior do que para suspender o bloco de pedra. A força varia de intensidade num caso e no outro.
Vetores
Vamos estudar agora as grandezas vetoriais. Força é um exemplo dessa nova grandeza que vamos aprender a medir. As