Multiticiplinar 1

2356 palavras 10 páginas
A Presença e as condições de Froebel na construção histórica das atividades lúdicas, bem como suas aplicações educativas.

Froebel fundou o primeiro jardim de infância onde as crianças eram consideradas plantinhas de um jardim, e o jardineiro seria o professor. A criança se expressaria através das atividades de percepção sensorial, da linguagem e do brinquedo. A linguagem oral se associaria à natureza e à vida. A avaliação para Froebel deveria ser feita analisando dois aspectos: como a criança realiza suas atividades enquanto pessoa dentro de um contexto social e como a criança usa os materiais para efetivar as atividades.
Froebel foi o primeiro educador a utilizar o brinquedo como atividades nas escolas, seu jardim de infância caracterizava-se por atividades como: canto, jogos, pinturas, jardinagem, modelagem, olhar gravuras e ouvir histórias. Trabalhava-se com materiais como: papel, papelão, argila e serragem que eram chamados de “blocos”.
Com o objetivo de possibilitar brincadeiras criativas, Froebel criou um material pedagógico muito rico: os “dons” e havia regras para usá-los, que precisariam ser dominadas para garantir o aproveitamento pedagógico. Os ‘dons’ eram a bola, o cubo e o cilindro e trabalhos manuais que estimulavam exercícios sensório-motores (pintura, desenhos, recorte, colagem, tecelagem, bordados, etc.). Froebel também valorizava brincadeira ao ar livre.
Valorizou a linguagem como sendo a primeira forma de expressão do ser humano, a partir da qual se podem expressar os sentimentos; o desenho também teve grande significado para sua pedagogia, o qual segundo Froebel desenvolve a habilidade de pensar abstratamente, e assim a construção do abstrato vai sendo elaborada gradativamente por meio do jogo. A escola deve, portanto utilizar a auto-atividade da criança para que ela possa aprender as coisas mais importantes e úteis, não pelo estudo, mas através da própria vida.
Toda essa contribuição fez Froebel o primeiro a romper com a educação

Relacionados