Sensores fotoeletricos ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SENSORES FOTOELÉTRICOS

Curso: Engenharia Elétrica – Campus Urbanova
Aluno: Genarque Feitosa dos Reis – 00610352

SENSORES FOTOELÉTRICOS

O QUE SÃO SENSORES FOTOELETRICOS?

Um tipo de sensor encontrado em uma grande quantidade de aplicações é o sensor fotoelétrico. Estes sensores são utilizados numa infinidade de aplicações, indo desde sistemas de segurança, controle, máquinasindustriais, equipamento médico e eletrônica embarcada.
Sensores fotoelétricos detectam objetos, mudanças nas condições de superfície, e outros itens através de uma variedade de propriedades ópticas. A finalidade de um sensor fotoelétrico é converter sinal luminoso, (luz ou sombra) num sinal que possa ser processado por um circuito eletrônico.
A Photoelectric Sensor consists primarily of an Emitter foremitting light and a Receiver for receiving light.Um sensor fotoelétrico consiste principalmente de um emissor e um receptor de luz. When emitted light is interrupted or reflected by the sensing object, it changes the amount of light that arrives at the Receiver. Quando a luz emitida é interrompida ou refletida pelo objeto a detectar, que altera a quantidade de luz que chega ao receptorThe Receiverdetects this change and converts it to an electrical output. o, receptor detecta essa mudança e a converte para uma saída elétrica. The light source for the majority of Photoelectric Sensors is infrared or visible light (generally red, or green/blue for identifying colors). A fonte de luz para a maioria dos sensores fotoelétricos é luz infravermelha ou visível (geralmente vermelho ou verde / azulpara a identificação de cores). Um sensor fotoelétrico pode ser tanto um transdutor como um sensor propriamente dito. Um sensor fotoelétrico é um transdutor quando ele converte energia luminosa (radiante) em energia elétrica. É o caso das fotocélulas que convertem diretamente luz em energia elétrica. Os sensores propriamente ditos são os que convertem luz em uma variação de uma grandeza elétricaqualquer como corrente ou resistência. Esse é o caso dos LDRs e dos fotodiodos. A figura abaixo mostra os dois casos.

CARACTERISTICAS

As pricipais caracteristicas dos sensores fotoeletricos são:

a) Sensibilidade
A sensibilidade de um sensor fotoelétrico nos diz de que modo a grandeza associada em sua saída varia com a intensidade de luz que incide nesse sensor.
De uma forma geral, amaioria dos sensores usados nas aplicações eletrônicas são extremamente sensíveis no sentido de que basta apenas um fóton para que já possamos ter uma variação sensível da grandeza associada.

O aproveitamento dessa sensibilidade, na maioria dos casos vai depender muito mais da sensibilidade do circuito usado no processamento dos sinais desse sensor.
A sensibilidade de diversos sensores à radiaçãoinfravermelha é importante porque esses sensores podem operar como fontes de radiação infravermelha tais como LEDs infravermelhos, LASERs e mesmo outras.

b) Resposta Espectral
Diferentemente do olho humano, a maioria dos sensores fotoelétricos podem "ver" muito mais do que os nossos olhos. Em outras palavras, esses sensores em sua maioria podem perceber tanto radiação infravermelha comoultravioleta. A figura abaixo mostra a curva de resposta típica de alguns sensores, comparadas a sensibilidade do olho humano.

c) Velocidade
Em muitas aplicações os sensores devem detectar variações muito rápidas de luz (ou sombra), como no caso da leitura de código de barras, controles de velocidade de máquinas, encoders ópticos, links por fibra óptica e outras aplicações.
Nem todos os sensoresexistentes podem responder a essas variações rápidas ou modulação das fontes de luz. No entanto, para os sensores lentos existem aplicações importantes como àquelas que exigem o manuseio de correntes intensas no controle de automatismos baseados em luz e sombra, etc.
Os sensores mais lentos podem ter uma resposta tão baixa que limitam a sua freqüência de aplicação a pouco mais de 10 kHz,...
tracking img