Cheia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é uma cheia?
É o transbordo das margens de um rio e consequente alagamento das áreas envolventes, que poderá provocar elevados prejuízos materiais.
Este excesso de precipitação faz aumentar o caudal dos cursos de água, originando o extravase do leito normal e a inundação das margens e áreas circunvizinhas. Nalgumas partes do globo as cheias podem dever-se também ao derretimento decalotes de gelo.
Quais as principais causam das cheias?
Precipitação abundante, a fusão da neve, o derretimento do gelo e o assoreamento dos rios.
Quais as principais consequências das cheias?
As cheias podem ser benéficas quando fertilizam as terras em redor dos rios, ou podem ser devastadoras: as ruas transformam-se em rios, os carros são arrastados, as casas são inundadas e às vezes destruídas,as terras deslizam, algumas pessoas ficam desalojadas, outras morrem e algum do património como monumentos e estátuas é destruído.
Explica em que medida as ações humanas podem agravar as consequências das cheias.
A Obstrução de linhas de água, pela construção urbana, dificulta o escoamento, a impermeabilização dos solos, devido à pavimentação das ruas e à construção de aterros, impede que asaguas se infiltre, aumentando a escorrência superficial e a destruição da cobertura vegetal, pelo incêndios e pelos pastoreios intensivo aumenta o escoamento superficial e a quantidade de materiais arrastados pela água.
Que soluções podem adotar para prever as consequências das cheias?
As medidas para minimizar os efeitos das cheias e inundações podem ser diversas, desde as estruturais comobarragens de regularização ou diques de protecção até às não estruturais. Estas são de carácter preventivo e o seu principal objectivo é atenuar os prejuízos que as inundações provocam através de várias iniciativas: limpeza e desobstrução de cursos de água, definição de diferentes zonas de inundação, adopção de medidas sobre espaços urbanos e industriais evitando a sua expansão para zonas inundáveis,legislação sobre construções em áreas de inundação, aumentar as áreas naturais de prado e floresta ao longo das margens dos rios, criação de sistemas de previsão de cheias e inundações e sistemas de aviso e alerta prévios.
Será Portugal um país sujeito a esta catástrofe natural? Justifica.
Sim, porque existe em Portugal um clima temperado mediterrâneo que alterna períodos húmidos com períodossecos. Verifica-se assim desta forma grande possibilidade de ocorrência de cheias e consequentes inundações durante esse período de tempo.
Dá exemplos de cheias que tenham ocorrido em Portugal e das suas consequências.
* 1967 – Fevereiro - Cheias que afectaram principalmente os Tejo e Sado
* 1979 – Fevereiro - Cheia no rio Tejo considerada a maior cheia do século XX. Embora tenha afectado todoo vale do Tejo, teve especial incidência no distrito de Santarém. Durou 9 dias, tendo provocado 2 mortos, 115 feridos, 1 187 evacuados e avultados prejuízos materiais.
* 1981 – Dezembro - A 29 de Dezembro ocorreram chuvas intensas na região de Lisboa, que afectaram também outras zonas do país, bem como o oeste de Espanha, tendo originado cheias violentas. Causaram 30 mortos e mais de 900desalojados.
* 1983 - Novembro - Forte pluviosidade concentrada origina cheias violentas na região de Lisboa, Loures e Cascais, que causam a morte de 10 pessoas (mais 9 são dadas como desaparecidas), 1 800 famílias desalojadas, destruição de 610 habitações tendo os prejuízos ascendido a cerca de 18 milhões de contos (valores da época)
* 1989 - Dezembro - Verificaram-se cheias nos riosTejo e Douro que provocaram um morto e 61 desalojados no distrito de Santarém e mais 1500 na Régua
* 1997 - Outubro - A 26 de Outubro de 1997 precipitação muito intensa durante quatro horas na zona de Monchique provocou cheia violenta que atingiu a localidade, provocando elevados prejuízos materiais em habitações, viaturas e equipamentos. As Termas das Caldas de Monchique, bem como oficina...
tracking img