Sensores de temperatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sensores de temperatura:
- características e aplicações termopar tipo K, exemplo de montagem

Trabalho elaborado por: Solange Sousa

Termopar tipo K
Termopares são sensores de temperaturasimples, robustos e de baixo custo, sendo amplamente utilizados nos mais variados processos de medição de temperatura. Um termopar é constituído de dois metais distintos que unidos por sua extremidadeformam um circuito fechado. O termopar desta maneira gera uma Força Eletro-Motriz (FEM), que quando conectada a um Instrumento de Leitura consegue ler a temperatura do processo destes Termopares.Diferentes tipos de Termopares possuem diferentes tipos de Curva FEM x Temperatura.

Tipo K:

- Composição: Níquel – Cromo (+) / Níquel – Alumínio (-)
- O fio positivo níquel – cromo é conhecidocomercialmente como Cromel e o negativo níquel – alumínio é conhecido como Alumel. O alumel é uma liga de níquel, alumínio,manganês e silício.

- Faixa de Utilização: - 200 a 1200 °C

Termopar tipo K
-Características: Os termopares tipo K são recomendáveis para uso em atmosferas oxidantes ou inertes no seu range de trabalho. Por causa da sua resistência à oxidação, são melhores que os tipos T, J eE e por isso são muito usados em temperaturas superiores a 540°C. Podem ser usados ocasionalmente em temperaturas abaixo de zero graus. O termopar de Níquel – Cromo (ou Cromel) / Níquel – Alumínio(ou Alumel) como também é conhecido, não deve ser utilizado em: 1. Atmosferas redutoras ou alternadamente oxidante e redutora. 2. Atmosferas sulfurosas, pois o enxofre ataca ambos os fios e causa rápidaferrugem e quebra do termopar. 3. Vácuo, excepto por curtos períodos de tempo, pois o cromo do elemento positivo pode vaporizar e causar descalibração do sensor. 4. Atmosferas que facilitem acorrosão chamada de “Green – Root” . Green-Root, ou oxidação verde, ocorre quando a atmosfera ao redor do termopar contém pouco oxigénio, como por exemplo dentro de um tubo de proteção longo, de pequeno...
tracking img