Senso comum e ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Senso comum e atitude científica
Senso comum Atitude científica
Subjetivo, exprime sentimentos e opiniões individuais ou de grupos, variáveis de acordo com as pessoas ou os grupos, dependendo dascondições em que vivem. Objetivo, procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas.
Qualitativo, julga as coisas como pesadas/leves, doces/azedas, quente/frio, etc. Quantitativo,busca critérios de comparação e de avaliação para coisas que parecem ser diferentes.
Heterogêneo, refere-se a fatos que julga-se diferentes, porque percebe-se como diversos entre si. Homogêneo,busca leis gerais de funcionamento dos fenômenos, que são as mesmas para fatos que parecem diferentes.
Individualizador, cada coisa ou cada fato aparece como um indivíduo ou como um ser autônomo.Generalizador, reúne individualidades percebidas como diferentes sob as mesmas leis os mesmos padrões ou critério de medida.
Generalizador, tende a reunir numa só opinião ou numa só idéia coisas e fatosjulgados semelhantes. Diferenciador, não reúne nem generaliza por semelhanças aparentes, mas distingue os que parecem iguais desde que obedeçam a estruturas diferentes.
Estabelece relações de causa eefeito entre coisas ou fatos Só estabelecem relações causais depois de estudar a estrutura do fato estudado e suas relações com outros semelhantes ou diferentes.
Admira o que é imaginado como único,extraordinário, maravilhoso ou miraculoso. Surpreende-se com a regularidade, a constância, a freqüência, a repetição e a diferença das coisas e procura mostrar que o extraordinário é um casoparticular do que é normal, regular, freqüente.
Confunde o conhecimento científico com a magia, considerando que ambas lidam com o misterioso, o oculto, o incompreensível. Distingue-se da magia, opera umdesencantamento ou desenfeitiçamento do mundo, mostrando que nele não agem forças secretas, mas causas e efeitos racionalmente inteligíveis.
Costuma projetar nas coisas ou no mundo sentimentos de...
tracking img