Senhor

Páginas: 12 (2992 palavras) Publicado: 11 de maio de 2013
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Conceito e Características Gerais dos Sistemas Educativos
2.2 Conceito do Sistema Educativo
2.3 Características Gerais dos Sistemas Educativos
2.4 Relações Entre Sistema e o seu Meio Ambiente
2.5 Classificação de Sistemas
2.6 Planejamento de Sistemas Educativos
3.CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇAO
Sistemas educacionais são, emgeral, estruturas complexas e abrangentes, variáveis no tempo e no espaço. Dependem directamente das condições sociais, culturais, económicas e políticas de cada sociedade. Esta complexidade, decorrente da natureza interconexão dos seus objectivos e da diversidade de atores e recursos, cuja interacção é essencial ao bom funcionamento do sistema, tem transformado os mesmos em objecto de estudocientífico através de variadas abordagens e metodologias.
Compreende-se actualmente a importância de estudar não só a estática, mas a dinâmica destes sistemas, procurando analisar a sua evolução e desenhar as estratégias de transformação mais apropriadas. O processo de evolução constante que permeia não só os países desenvolvidos mas também as nações em desenvolvimento, requer políticas educacionaisadaptadas aos grandes desafios resultantes desta evolução. Neste contexto, a educação escolar é uma prática que objectiva dar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades, apropriando-se dos conceitos necessários para construírem instrumentos de compreensão da realidade e, para interagirem efectivamente com o meio em que vivem, contribuindo para a transformação da sociedade. Osestabelecimentos escolares desempenham na sociedade o papel de reprodução das relações ou das contradições verificadas no contexto social em que se insere o sistema educacional. É a escola que desempenha um carácter estratégico dentro de uma sociedade organizada. A partir dela é possível difundir uma ideologia dominante ou introduzir uma nova cultura a outras gerações. Ela representa uma garantia deacesso ao saber elaborado socialmente, sendo este um instrumento para o progresso, a socialização e o exercício da cidadania. Tendo em vista este importante papel que a escola ocupa na sociedade vamos, neste capítulo, abordar a questão do planejamento nos sistemas escolares, apresentar alguns aspectos relevantes para o uso de métodos matemáticos na análise destes sistemas e fazer algumasconsiderações sobre a educação escolar do ponto de vista social e económico.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Conceito e Características Gerais dos Sistemas Educativos
2.2 Conceito do Sistema Educativo

Entendendo um sistema como um conjunto de elementos organizados para a prossecução do mesmo fim, o sistema educativo pode ser definido como um conjunto integrado de estruturas, meios e acções diversificadasque, por iniciativa e sob a responsabilidade de diferentes instituições e entidades públicas, particulares e cooperativas, concorrem para a realização do direito à educação num dado contexto histórico.

Dito de outro modo, o sistema educativo vem a ser um conjunto de estruturas e instituições educativas que, embora possuam características ou peculiaridades específicas, relacionam-se entre si ecom o meio ambiente envolvente de forma integrada e dinâmica, combinando os meios e recursos disponíveis para a realização do objectivo comum que é garantir a realização de um serviço educativo que corresponda, em cada momento histórico, às exigências e demandas de uma sociedade. A condução e a coordenação da política relativa ao sistema educativo, independentemente das instituições que o compõem,incumbem ao ministério especialmente vocacionado para o efeito: o ministério da educação.

2.3 Características Gerais dos Sistemas Educativos
Tendo em conta os critérios de classificação geral dos sistemas, acima enunciados, podemos caracterizar os sistemas educativos da seguinte forma:
a) Por sua relação com o meio – o sistema educativo é um sistema aberto, pois está em plena relação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • senhor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!