Senessencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO

Desenvolvimento Psicossocial na Terceira Idade

"Quanto muda a personalidade de um idoso?"

Os traços de personalidade tendem a permanecer estáveis na terceira idade, a sua personalidade não muda muito, cada um escolhe a melhor maneira de passar os ultimos anos da sua vida, deixando os seus bens para os filhos e netos, aproveitar os ultimos momentos com passatempos oufazer coisas que não puderam fazer quando eram mais novos.
Diz Erikson que, as pessoas que são bem-sucedidas nessa tarefa final de integração adquirem um senso de ordem e significado de sua vida na ordem social mais ampla, do passado, do presente e do futuro. Sabedoria, diz Erikson, significa aceitar a vida que se viveu, sem maiores arrependimentos: sem alongar-se no que "deveria ter feito" ou em"como poderia ter sido". Isso envolve aceitar nossos pais como pessoas que fizeram o melhor que podiam e por isso merecem amor, ainda que não tenham sido perfeitos. Isso implica aceitar nossa morte como fim inevitável de uma vida vivida tão bem quanto soubemos vivê-la.

Como enfrentam os idosos esta nova situação?

Apesar da sua saude não ser mais a mesma, terem perdido amigo, familiares ouconjugues, os adultos mais velhos possuem menos transtornos mentais e sentem-se mais satisfeitos com a vida dos que a maioria dos jovens. Para os idosos o enfrentamento é o pensamento ou o comportamento adoptivo que visa a reduzir ou a aliviar o stresse oriundo de condições prejudiciais, ameaçadoras ou desafiadoras.
No entanto, existem dois tipos de enfrentamento: enfocadas no problema ou enfocadasna emoção. O enfrentamento enfocado no problema visa a eliminar, administrar ou melhorar uma condição stressante, ou seja, vê uma oportunidade de mudar uma situação. O enfrentamento enfocado na emoção está relacionado com o "sentir-se melhor". Essa forma de enfrentamento tende a predominar quando uma pessoa conclui que pouco ou nada pode ser feito em relação à própria situação. Uma estratégiaenfocada na emoção é desviar a atenção de um problema; outra é desistir; outra ainda é negar que o problema existe.
A religião é uma importante fonte de enfrentamento enfocado na emoção para muitos adultos mais velhos.

Teoria do Desengajamento versus Teoria da Atividade

Envelhecer bem, isso existe?

Segundo a teoria do desengajamento, envelhecer geralmente causa uma redução gradual noenvolvimento social e uma maior preocupação consigo mesmo. Segundo a teoria da atividade, quanto mais ativas as pessoas se mantêm, melhor elas envelhecem.

Teoria da Continuidade

A teoria da continuidade, como descrita pelo gerontologista Robert Atchley (1989), enfatiza a necessidade de as pessoas manterem uma ligação entre o passado e o presente.
Nessa concepção, a atividade é importante não porsi mesma, mas por representar a continuação de um estilo de vida. Para adultos mais velhos que sempre foram ativos e envolvidos, pode ser importante manter um alto nível de atividade. As mulheres que costumavam estar envolvidas
em múltiplos papéis (como o de esposa, o de mãe, o de trabalhadora e o de voluntária) tendem a continuar tendo múltiplos papéis e a colher os benefícios à medida
queenvelhecem. Quando o envelhecimento provoca grandes mudanças tanto físicas ou cognitivas, uma pessoa pode tornar-se dependente ou pode ter que fazer novos arranjos de vida.
O apoio da família, dos amigos ou de serviços comunitários pode ajudar a minimizar a descontinuidade. A teoria da continuidade, oferece um motivo para manter adultos mais velhos fora de instituições e na comunidade e para ajudá-losa viver da maneira mais independente possível.

A Idade Afeta o Desempenho no Trabalho?

Os profissionais mais velhos, muitas vezes, são mais produtivos do que profissionais mais jovens. Embora possam trabalhar mais lentamente do que pessoas mais jovens, são mais precisos no que fazem. Profissionais mais velhos tendem a ser mais confiáveis, cuidadosos, responsáveis e econômicos com o tempo...
tracking img