Idosos

7137 palavras 29 páginas
Trabalho: Legislação sobre o idoso e as aplicações ma prática do Psicólogo.
Introdução: falaremos sobre os temas:
Prevenção e Envelhecimento: Prevenção e Promoção * As necessidades afetivas dos idosos. * Afetividades e sexualidade na maturidade: A vida continua. * Atuação do Psicólogo na detecção precoce das alterações cognitivas e na prevenção e reabilitação das demências. * Envelhecimento, subjetividade e saúde: Experiências de intervenção psicológica por meio da extensão universitária.

Saúde e Envelhecimento:
Prevenção e Promoção – As necessidades afetivas do idoso.
Anita Liberalesso Neri
Quando tive a liberdade para a escolha do tema, resolvi falar sobre as necessidades afetivas dos idosos, por três motivos. Primeiro porque essa é uma questão que tem relação direta com a prevenção e promoção de saúde. Em segundo lugar, é uma questão evolutiva importante. Em terceiro, é uma área à qual venho dedicando esforços de pesquisa há vários anos. Vou focalizá – lo sob um ponto de vista de Psicologia do Envelhecimento, numa perspectiva de desenvolvimento ao longo de toda a vida (life span) e, sob o ponto de vista da Psicologia Positiva, um movimento que prioriza a consideração das razões pelas quais os seres humanos florescem, e não aquelas que determinam desajustamento, patologias e perdas.
A primeira necessidade afetiva dos seres humanos é o amor, entre os gregos um fenômeno com três formas de manifestação: Eros, Filia e Ágape. O que será que isso tem a ver com envelhecimento, com possibilidades de envelhecer bem e com a possibilidade de ganhar recursos psicológicos para enfrentar as vicissitudes do envelhecimento?
Considerando primeiro Eros, O amor erótico, que se manifesta com filogenético, ou seja, está a serviço da continuidade da espécie. O amor erótico associado à intimidade remete ao desenvolvimento do self, o qual beneficia o indivíduo, seu parceiro e a descendência. Para Erich Fromm, em A arte de amar, de 1964, a intimidade é um

Relacionados