Senescencia foliar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Ecofisiologia Vegetal
TRABALHO Nº3
Acção anti-senescente das citocininas
em folhas de Phaseolus vulgaris L.



Trabalho realizado por:
Ana Gonzalez
Elsa Bergman
Joel Pais
Mónica Pinheiro
Objectivo
Com este trabalho experimental pretende-se estudar o efeito da benziladenina (BA), na senescência foliar de folhas de P. Vulgaris L..

Fundamentação teorica
Abenziladenina(C12H11N5) é uma citocinina sintética que promove o crescimento vegetal e estimula a germinação. Aumenta a resistência dos vegetais verdes após serem colhidos.
O nome "citocinina" vem do termo "citokinesis", que se refere ao processo de divisão celular. A citocinina é uma hormona vegetal, responsável por divisões celulares. São produzidas principalmente no meristema apical das raízes e o seumovimento pode ser tanto para cima como para baixo do seu local de sintese , o que sugere que esta hormona se consegue mover quer através do xilema , quer do floema . No entanto, o seu fluxo preferencial ocorre para tecidos que necessitem da hormana para as suas funçoes especificas. As citocinias vão actuar de diferente modo em diferentes partes da planta : nas folhas vão regular o metabolismo;nos frutos vão estimular a divisão celular e o crescimento.
As citocininas também retardam a senescência foliar, estimulando a deslocação de nutrientes para as folhas, bem como para outras zonas da planta. Promovem, ainda, o desenvolvimento de cloroplastos contrariando a senescência. Se as folhas de crescimento estiolado(antes de iluminadas) forem tratadas com citocininas, após iluminadas,formam cloroplastos com grana mais extensos, e a clorofila e as enzimas fotossintéticas sao sintetizadas a uma taxa superior durante o periodo de iluminação.
A senescência é o processo de envelhecimento a nível celular ou o conjunto de fenómenos associados a este processo - quando as células deixam de se dividir para substituírem outras, que, por alguma razão, deixaram de metabolizar. A senescênciaocorre por meio de uma programação genética que envolve deterioração dos telômeros e ativação de genes supressores tumorais. As células que entram em senescência perdem a capacidade proliferativa após um determinado número de divisões celulares.
Em alguns casos a senescência é rápida como é o caso das flores de algumas Cactáceas que morrem depois de passadas algumas horas de se terem formado.Outros exemplos da ocorrencia da senescência é a alteração da cor das folhas no Outono . Seja qual for a sua duração, a senescência não é uma simples paragem de desenvolvimento.É um fenómeno que necessita de energia para que as alteraçoes metabólicas ocorram. A característica mais evidente da senescência das folhas é a destruição ou não substituição da clorofila.
A senescência é influenciadapor hormonas vegetais. Por exemplo, os frutos de plantas como a soja produzem um "fator de senescência" que é transportado para as folhas, provocando a senescência. No laboratório a senescência pode ser provocada pela aplicação de citoquinina, giberelina, ácido abcísico ou etileno.

Execução laboratorial
Começou-se por seleccionar 14 plantas plantas de P. vulgaris, aproximadamente do mesmotamanho, com o primeiro par de folhas desenvolvido e a 1ª folha trifoliada com cerca de 1,5 cm de comprimento.
De seguida foi retirado 0,15g de material vegetal de duas plantas seleccionadas para congelar e mais tarde proceder á quantificação de clorofilas a e b.
Nas restantes 12 plantas, foi retirado o sistema radicular deixando a mesma porção de caule abaixo do 1º par e removeram-se também oscotilédones. Enquanto isto, encheram-se 5 recipientes com 200mL de água destilada e outro com solução nutritiva.
Em cada um dos recipientes foram colocadas 2 plantas sem sistema radicular, com a base do caule mergulhada. Cada frasco foi numerado de 1 a 6 e procedeu-se á aplicação de benziladenina (BA) com um pincel na página superior das folhas das plantas nas respectivas regiões, de acordo...
tracking img