Seminario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Silicose
Por Débora Carvalho Meldau
A silicose é uma forma de pneumoconiose (doenças pulmonares causadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões, com consequente reação tissular à presença destas) queleva à formação permanente de tecido cicatricial no parênquima pulmonar, resultante da inalação de pó de sílica (quartzo).
Esta é a afecção profissional mais antiga que se conhece, desenvolvida porindivíduos que inalaram pó de sílica por um longo período de tempo, constituindo um grave problema de saúde pública. O pó de sílica é o principal elemento constituinte da areia, sendo, deste modo,freqüente a exposição entre os mineiros do metal, os cortadores de arenito e granito, bem como os operários das fundições e dos oleiros.

As manifestações clínicas demoram anos para surgirem, em tornode 20 a 30 anos de exposição ao pó. Contudo, nos trabalhos no qual se utilizam jatos de areia, na construção de túneis e na produção de sabões abrasivos, que produzem em altas quantidades de pó desílica, a sintomatologia pode surgir em menos de 10 anos.

Quando inalado, o pó de sílica adentra os pulmões e as células depuradoras, como, por exemplo, os macrófagos, que fagocitam estas partículas.As enzimas secretadas por estas células resultam na formação de tecido cicatricial nos pulmões.

Inicialmente, as áreas cicatriciais são diminutas protuberâncias arredondadas, menores do que 1 cm dediâmetro, forma crônica, conhecida também como silicose nodular simples. Estes pequenos nódulos predominam nos terços superiores dos pulmões. Neste caso, a dispnéia ao esforço físico é o principalsintoma, sendo que o exame físico, geralmente, não evidencia alterações significativas no aparelho respiratório do indivíduo. Este tipo de silicose pode ser observada em operários de indústrias decerâmica.

A silicose acelerada ou subaguda caracteriza-se pela presença de alterações ao raio-x mais precoces, geralmente após 5 a 10 anos do início da exposição, sendo observados nódulos silicóticos...
tracking img