Seminario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
4 REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar um pouco sobre a importância da gestão por competência dentro da organização, mostrando suas vantagens, o que fazer para atingir e como se portar diante dos avanços globais.....

DESENVOLVIMENTO

Existem vários aspectos importantes dentro deuma organização, um dos fatores em grande crescimento hoje é a gestão por competência que é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.Esse modelo se torna importante pela grande abragência que tem, pois através dele você conhece o desenvolvimento e habilidades de todos dentro da organização, avalia o potencial individual de cada colaborador dentro da organização, veja também as competências técnicas e o que precisa ser melhorado. Então o gestor tem uma visão geral de como está sua empresa dentro de cada setor.O primeiro passo para que adote um modelo de gestão por competência dentro da empresa tem que partir do gestor e do setor de recursos humanos. Eles devem fazer uma análise da empresa para ver em quais as competências devem ser aplicada, seja técnica ou pessoal. A estratégia de uma organização é que descreve como ela pretende criar valor para seus acionistas, clientes e cidadãos, deforma que a formulação e execução da estratégia devem tratar do alinhamento desta às competências organizacionais. O estabelecimento de ações estratégicas em função das competências converte-as em importante elemento em sua gestão. A competência, por sua vez, provém da habilidade da empresa para identificar seus recursos e transformá-los em vantagem competitiva. Neste processo, o papel de RecursosHumanos é crítico, uma vez que estão diretamente relacionadas às pessoas, detentoras de competências que poderão ser transformadas em fontes de vantagem competitiva para as organizações.
Adotando essas competências existem várias vantagens obtidas quando bem elaboradas como: Melhora do desempenho dos colaboradores, identifica as necessidades de treinamentos, alinha os objetivos e metasda organização e da equipe, analisa o desenvolvimento dos colaboradores, melhora o relacionamento entre os gestores e liderados, mantém a motivação e o compromisso e extrai o máximo de produtividade de cada colaborador.
Podemos analisar que uma empresa com essa preocupação com certeza alcança o sucesso, pois o importante é que aja uma integração entre todos dentro da organização e aGestão por competência oferece isso. Hoje com os grandes avanços tecnológicos e inovações que surgem a todo o momento para que essas mudanças aconteçam os gestores devem dar-se conta que as pessoas são, de fato, depositárias do patrimônio intelectual da empresa bem como da capacidade e da agilidade de resposta da organização aos estímulos do ambiente e, ainda, da capacidade de visualização eexploração de oportunidade de negócio.
Esta capacidade e agilidade nada mais são do que a adequação da empresa ás mudanças proporcionadas pelas disputas de mercado num mundo globalizado e, portanto, competitivo. Deste modo, o que se verifica é a consolidação da idéia sobre esta capacidade e agilidade de gerar riqueza que deve estar associada diretamente ás características intangíveis daorganização; dentre elas destacam a tecnologia empregada, o capital intelectual e a competência dos profissionais. A preocupação está em desassociar a competência do conceito da qualificação que, de certa forma, determina os requisitos associados á descrição de um cargo ou função. Não é recomendável que os profissionais fiquem presos á descrição de cada função desempenhada ou a um processo...
tracking img