Seminario de jogos e brincadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Uniesp-união das instituições educacionais do estado de São Paulo

Elaborado por:
Simone Steff de Oliveira
Cristiane Tortelli Lima Nascimento
Sandra Ferreira das Neves

Seminário de jogos e brincadeiras

Campinas SP
2012
Simone Steff de Oliveira
Cristiane Tortelli Lima Nascimento
Sandra Ferreira das Neves

Trabalho para aprovação da disciplina jogos e
Brincadeirasorientadas pela Dra.Ana Elvira Wuo
2ºsemestre de 2012 no curso de Pedagogia 3ºsemestre Turma A
Faculdade Uniesp

Campinas SP
2012
Sumario
Introdução
Origem dos jogos
Características dos jogos
Finalidade dos jogos
Fundamentação teórica
Origem de cada jogo (específicos)
Objetivo
Materiais
Como jogar
Faixa etária
Tempo estimado
Material de apoio
BibliografiaIntrodução

O objetivo deste livro é oferecer aos educadores uma visão da atividade lúdica no desenvolvimento e na educação da criança, fornecendo subsídios teóricos que norteiem a ação do educador, e sobre tudo apresentando sugestões praticas que auxiliem o planejamento e a execução das atividades diárias na sala de aula.
Jogar é uma atividade natural do ser humano. Ao jogar acriança fica envolvida,que coloca na ação do seu sentimento e emoção o jogo é um elo integrador entre os aspectos motores cognitivos , afetivos e sociais.Por isso,partimos do pressuposto de que é jogando que a criança ordena o mundo a sua volta,assimilando experiências e informações,e sobretudo incorporando atividades e valores.
O ensino da matemática, por ser uma ciência exata, nos remete aoerro de pensarmos em uma única maneira de chegarmos a uma resposta, quando na verdade as possibilidades e caminhos para isso são inúmeros dentre eles os jogos e brincadeiras.

Origem dos jogos:

Podemos verificar que a origem dos jogos é dada pelos fatores históricos e culturais de cada povo. No entanto há alguns mais tradicionais que fazem parte da infância da humanidade e é utilizado naeducação como métodos transmissores de tradição no contexto relacionado com a própria vida.
A metodologia grega incentivou a criação de muitos jogos que na época não era considerado um simples jogo, pois muitos jogos eram organizadores de relações afetivas.
Em fim os jogos eram ligados e influenciados pela cultura, momento político e acontecimentos históricos de cada povo.
Na primeira infância, maisque em qualquer período subsequente, o jogo será fundamental para a vida das pessoas. Deve predominar o jogo educativo como recurso pedagógico, vinculado a um projeto pedagógico.
Segundo Jean Chatear o jogo contem um elemento de motivação que poucas atividades teriam para a primeira infância; o prazer da atividade lúdica.
O ato de jogar é tão antigo quanto o próprio homem, sempre manifestou umatendência lúdica, isto é, um impulso ao jogo. Para Piaget a atividade lúdica na criança supera amplamente os esquemas reflexos e prolonga quase todas as ações.
A origem dos jogos não pode ser desvinculada da cultura de um povo ou dos fatores históricos que propiciam seu aparecimento. Existem alguns brinquedos como a boneca, o tambor, o pião o chocalho que fazem parte da infância como primeirasatividades lúdicas há milênios.
Quando a educação utiliza elementos dos jogos transmissores de tradições populares como método, ela percebe a importância dessa dinâmica num contexto relacionado com apropria vida.
Muitos jogos originaram-se de relações afetivas envolvendo o namoro, o casamento, a “tradição”etc. e em vários acontecimentos da vida profana (adivinhações, feitiços, crenças em fantasmasetc.).
Alguns jogos de bola tinham associações com ritos pagãos, pois, na Inglaterra, o rolar de uma esfera fazia parte desses ritos.
Brinquedos tradicionais muito antigos como a bola, o papagaio, o arco etc. teriam sido inicialmente dados ou impostos ás crianças como formas de cultos, e somente numa época posterior devido a força de imaginação das crianças, transformados em brinquedos...
tracking img