Semicondutores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMICONDUTORES

Os semicondutores são materias que possuem uma certa resistência elétrica que são maiores que a dos condutores e menores que a dos isolantes. Todo material possui uma certa resistencia eletrica que nada mais é do que o quanto é preciso de energia para passar corrente elétrica no material. Os semicondutores como a palavra mesmo diz, são materias que não precisam de uma grandecorrente elétrica para se sobrepor, e é influenciado pelo tamanho , comprimento e espessura do corpo ou material.
Quimicamente falando,os semicondutores estão situados na tabela peródica nos elementos da família 4A. São eles: Carbono ( C ) , Germânio (Ge ) , Silicio ( Si ) , Estanho (St ) , Chumbo ( Pb) entre outros, sendo o mais utilizado nos semicondutores e na microeletrônica o de Silicio.Quando falamos na estrutra atômica desses materias tomaremos o Modelo de Bohr como base, onde o seu nucleo é rodeado por elétrons em seus orbitáis, com polaridade positiva constituindo prótons em sua formação,e os elétrons descrevem os orbitais estáveis com exatamente a velocidade certa para que a força centrifuga equilibra a atração nuclear.

Os materiais deste tipo, podem ser classificados deduas maneiras:
- Semicondutores Intrínsecos: são aqueles que encontrados sem impurezas, de forma pura. Os semicondutores intrínsecos quando além de puros são cristalinos, em uma temperatura baixa,são excelentes isolantes, diferentemente do comportamento quando observamos metais, contudo, a condutividade dos semicondutores puros aumenta com a temperatura. Quando aquecidos esses materiais se tornamcondutores,devido as propriedades fisicas e quimicas que são alteradas.
- Semicondutores Extrínsecos ou dopados: são aqueles materias que possuem certas impurezas em sua composição, que tem isto como caracteristicas, para que suas propriedades elétricas não se alterem. Os semicondutores extrinsecos são os mais utilizados na microeletrônica, e tomaremos um bom tempo falando deste tipo desemicondutor que nos explicará um pouco como funciona a eletrônica hoje.

Os semicondutores extrinsecos ou dopados,como são mais conhecidos são muito usados em nosso curso de Engenharia Eletrônica. Tomaremos por base a matéria de Eletrônica Analógica do 4° periodo de nosso grade, para explicar como funciona os semicondutores aplicado a engenharia.
Os semicondutores dopados são aqueles que nos fornecem aexistência de componentes eletrônicos criados por meio de estudos profundos feitos na areá de microeletrônica, componentes como transistores, diodos, transistores bipolares, foram criados a partir de dopagens de átomos de silicio , que é o material que é o mais usado para a fabricação destes componentes.
Antes de começarmos a explicar o funcionamento do diodo e do transistor temos que saber oque são semicondutores do tipo P e N.
Os semicondutores de tipo N, são dopados com impurezas pentavalente, por exemplo, estanho e outros da família 5A, gerando elétrons livres. Com isso, há uma maior quantidade de elétrons livres, nos materiais do tipo N.
Os semicondutores do tipo P são dopados com impurezas trivalentes, da família 3A, gerando assim lacunas.Devido a este tipo de dopagem, há umagrande quantidade de lacunas e uma falta de elétrons.
Temos no diodo, uma junção PN composto de um cristal semicondutor, geralmente formado do material Silício em uma pelicula cristalina, onde as faces opostas são dopadas,o que causa a polarização que pode ser de dois tipos: polarização direta ou reversa.
Temos dois tipos de transistores basicamente usados na microeletrônica, são eles oTransistor NPN e o Transistor PNP.

O Transistor NPN é formado por duas junções PN, e é formado por três cristais de silicio, sendo dois eles N e um deles P. A junção que acontece entre a a base e o emissor é diretamente polarizada, onde um fluxo elétrico de elétrons passa da região N para a região P, e da junção base para o coletor é reversamente polarizada.

O Transistor PNP é formado por duas...
tracking img